Profissionais de Enfermagem temem transferência de presos em Teresina

enfermagem medo transferencia presos


Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem do Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, localizado no bairro Primavera, zona Norte da capital, estão angustiados e com medo. É que desde que foi anunciada a possível transferência de presos com transtornos mentais da Penitenciária Major César para o hospital, nada lhes foi garantido a respeito da segurança dos que ali trabalham.

A preocupação é tanta que os profissionais mandaram ofício como um pedido de auxílio para o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), pois alegam que até o momento o hospital sequer foi ouvido a respeito do assunto. “Nós estamos angustiados. Ninguém sequer nos ouviu sobre as dificuldades que temos. Estamos com equipe insuficiente e não temos capacitação pra tratar de pacientes de alta periculosidade. Nosso trabalho sempre foi com pacientes psiquiátricos, porém comuns, e não com homicidas. Estamos com medo!”, disse Mônica Madeira, enfermeira no hospital há 10 anos.

Além do medo pela própria segurança, os enfermeiros e técnicos estão preocupados também com os outros pacientes. “Temos pacientes indefesos e, como o hospital não é dividido em unidades separadas, vão acabar tendo que conviver com os presos, que são pacientes violentos. Como vai ser essa convivência? Eles podem ser feridos, agredidos. Nenhum policial vai para lá dar apoio. Seremos apenas nós. E quem vai garantir a segurança de todos?”, acrescentou Mônica.

A enfermeira lembra ainda que atualmente existem 160 pacientes no hospital, e em uma única ala há de 50 a 60 pacientes, sendo cuidados por apenas um enfermeiro e dois técnicos de Enfermagem. E que isso lembra outra realidade da instituição, que necessitaria da contratação de no mínimo mais 20 enfermeiros e 45 técnicos. “Estamos sem vagas e nossa equipe é insuficiente há anos e ninguém resolve. Entendemos que os presos psiquiátricos da penitenciária precisam de melhor tratamento, mas nós não temos estrutura nem física e nem de pessoal. Eles estão querendo resolver um problema, aumentando outro”, declarou.

A Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) está pedindo ao Governo do Estado esta transferência. A medida foi anunciada pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, corregedor geral de Justiça, durante reunião com a secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Ana Paula Mendes, depois de uma vistoria na Penitenciária, no início do mês. Já está prevista a necessidade de transferir mais de 70 presos.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: