Saúde

Profissionais aprendem sobre novas tecnologias no tratamento de feridas

Pacientes acamados por longos períodos tem chance de desenvolver essas lesões

Terça, 06/12/2016 às 22:12



Foto: Ascom novas tecnologias no tratamento de feridas
novas tecnologias no tratamento de feridas

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por meio do seu Grupo de Prevenção e Tratamento de Lesões (GPTL) promoveu hoje (06) uma palestra para seus profissionais de saúde sobre “Inovações Tecnológicas no Tratamento de Lesões Crônicas”. A intenção é manter esses profissionais atualizados sobre as novas tecnologias disponíveis no mercado para tratamento de lesões. O evento aconteceu no auditório do Hospital e teve como palestrante o enfermeiro especialista Vitor Costa. 

De acordo com Vitor Costa é imprescindível que o profissional de saúde se mantenha atualizado, pois as novas tecnologias contribuem muito para diminuir o tempo de recuperação do paciente. “São tratamentos complexos que necessitam de longos períodos de internação e que demandam muito custo. O conhecimento do profissional pode fazer toda a diferença durante o tratamento dessas lesões”, explicou. 

A enfermeira Sarah Nilkece, membro do Grupo de Prevenção e Tratamento de Lesões (GPTL) do HUT, disse que o Hospital já faz uso de várias tecnologias para tratamento de lesões e que os resultados têm sido muito significativos. “Trabalhamos com coberturas para prevenção de lesão como biofilmes e hidrocoloides. Já para o tratamento utilizamos espumas de poliuretano com prata, hidrofibras com alginato de cálcio e sódio, gazes em emulsão de petrolatum, carvão ativado, membranas regenerativas, acido graxo essencial e hidrogel com alginato, destacou Sarah.

Nhayara Rosa, enfermeira da UTI neurológica, disse que pacientes acamados com longos períodos de internação tem grande probabilidade de desenvolver esses tipos de lesões. “Como sou enfermeira de UTI estou sempre participando desses eventos para me atualizar sobre as inovações no tratamento e prevenção de feridas. Acho muito importante esse tipo de ação”, comentou. 

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: