Professores vestem preto e cobram respeito de Mão Santa


Professores realizaram protesto em Parnaíba

Professores realizaram protesto em Parnaíba Foto: Extraparnaíba

Em protesto contra o prefeito de Parnaíba, Franmcisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, que mês passado xingou professores de uma escola municipal de "ladrões" e "vagabundos", funcionários da Educação, a maioria professores, fizeram um protesto pacífico durante o desfile de 7 de Setembro. Vestidos de preto, com a frase: “Respeito” estampada na camisa e em faixas, os educadores percorreram o trajeto e fizeram algumas coreografias. 

Em frente ao palanque onde erstava as autodidades, os manifestanrtes param e mostraram uma faixa, onde se lia: "Os professores merecem RESPEITO".

Entenda o caso 

Indignados e cobrando a reparação do dano moral, funcionários da Escola Municipal Francisca Borges dos Reis, no bairro Frei Higino, em Parnaíba, participaram na manhã de domingo (20/8), de uma reunião com diretores regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (Sinte). Em pauta, as providências que serão adotadas contra a agressão moral praticada pelo prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, o “Mão Santa”. O prefeito foi à escola na sexta-feira (18) e, diante de alunos, pais de alunos e funcionários, xingou os professores e demais servidores de “vagabundos” e “ladrões”.

A presidente regional do Sinte, Nadja Araújo, prometeu divulgar nesta segunda-feira (21), uma Nota de Repúdio contra a ofensa de Mão Santa aos trabalhadores da escola, “que estavam mobilizando um ato em favor de uma mãe [de uma aluna que precisa fazer uma biópsia] e faz parte da comunidade escolar”.

“Dentro do nosso projeto político-pedagógico, a comunidade escolar faz parte da escola. Isto foi um ato insano que o prefeito fez, não quis ouvir as pessoas que estavam lá, simplesmente falou, gritou como se fosse o dono da verdade, o dono da razão. A verdade está com os trabalhadores em educação dentro daquela escola porque eles estavam fazendo um ato beneficente para ajudar uma mãe. Além da função social da escola, ela estava buscando ajudar uma mãe que é obrigação do próprio município fazer enquanto saúde, mas cadê a saúde do nosso município?”, questionou

A sindicalista promete nesta semana levar o caso ao conhecimento da direção Sinte estadual. “Educação nós temos e não é dada pela Secretaria de Educação e sim, por todos nós, enquanto professores, zeladores, merendeiras, secretárias e vigias”, reagiu a presidente do Sinte-Parnaíba. “Dentro daquela escola e em escola nenhuma, não existe ladrões, não existem vagabundos, existe sim, pessoas que trabalham e que cumprem as suas obrigações”.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: