Educação

Professores promovem reforço na leitura e escrita para melhorar desempenho dos alunos

Objetivo é alfabetizar alunos na idade certa através de práticas pedagógicas dentro de sala de aula
Fonte: PMT | Editor: Redação 05/03/2018 14:18
Alunos AlunosFoto: Reprodução

Um dos principais focos do trabalho da Secretaria Municipal de Educação (Semec) é melhorar o desempenho das crianças no quesito leitura e escrita com base no alcance de metas. O principal objetivo é fazer com que os estudantes sejam alfabetizados na idade certa através de práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.


Os estudantes devem adquirir todas as habilidades previstas para cada ano escolar, chegando ao 2º ano com a fluência esperada e reforçando a leitura e a escrita com as crianças do 3º ao 5º ano.


Na Escola Municipal Chagas Rodrigues, professores estão aplicando o projeto de Intervenção com alunos do 3º ano para que eles avancem até o final de março. Estão participando da atividade estudantes que não alcançaram todas as habilidades na fluência da leitura e escrita. O projeto visa fazer com que eles reconheçam as principais características do texto lido, fazendo o uso correto das letras maiúsculas, escrita de palavras e frases ortográficas, utilizando a pontuação adequada e produção de textos com escrita ortográfica, de acordo com os gêneros solicitados e trabalhados.


Na Escola Municipal Moacir Madeira Campos, 29 estudantes estão participando de atividades de leitura e escrita do nome e ordem alfabética. E no Centro Municipal de Educação Infantil Angelim IV, é trabalhado a leitura na acolhida das crianças.


A secretaria executiva de ensino da Semec, Irene Lustosa, avalia como positivo as atividades realizadas pelas escolas para que os estudantes superem as dificuldades. “Os professores selecionam em cada escola alunos que precisam de uma força a mais para melhorar as habilidades na leitura e escrita. Os resultados sempre são satisfatórios. Com o auxilio dos professores as crianças passam a ler e escrever com maior fluência”, declara.


Comentários