Educação

Professores municipais de Timon participam de primeira etapa de formação do PNAIC 2016

Os projetos de leitura estão sendo um divisor de águas na alfabetização dos alunos

Sexta - 02/12/2016 às 19:12



Foto: Ascom Primeira etapa de formação do PNAIC 2016
Primeira etapa de formação do PNAIC 2016

Mais de 400 profissionais da rede municipal de ensino, entre coordenadores, professores e supervisores, participam durante todo o dia de hoje (02.12), na Escola Municipal de Educação Fundamental Luís Miguel Budaruiche, da 1ª etapa de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC em Ação 2016). Será feita uma análise dos índices obtidos na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

Primeira etapa de formação do PNAIC 2016Primeira etapa de formação do PNAIC 2016Foto: Ascom

Diálogos e mesas redondas fazem parte da programação, destinada a promover a socialização de práticas pedagógicas entre os professores para a melhoria da alfabetização de alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

O Pnaic tem como finalidade assegurar que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em língua portuguesa e matemática, até o final do terceiro ano do ensino fundamental – o que está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE). Assim, o Pacto trabalha visando a apresentação de resultados baseados no que os professores alfabetizadores aprendem nas formações. “Os professores das escolas municipais, em especial os de 1º ao 3º, estão constantemente recebendo capacitações que impulsionem o aprendizado em sala de aula. Por isso, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), aderiu ao PNAIC e está sempre investindo em formações”, comenta Rosilene Santos, coordenadora do PNAIC.

Primeira etapa de formação do PNAIC 2016Primeira etapa de formação do PNAIC 2016Foto: Ascom

Nas formações, que acontecem em várias etapas, os professores, além de aprenderem novas práticas para incentivar a alfabetização dos alunos, compartilham projetos que deram certo e experiências, a exemplo dos projetos de leitura nas escolas, que vêm aproximando os alunos cada vez mais da escola e dos livros.

Primeira etapa de formação do PNAIC 2016Primeira etapa de formação do PNAIC 2016Foto: Ascom

Neste fim de semestre letivo, muitos projetos de leitura estão sendo finalizados nas escolas, ideias como a “Maleta Viajante”, no qual o aluno leva um livro para casa uma vez por semana e, no dia seguinte, aquela história é socializada na sala de aula. São iniciativas que estimulam a valorização e o gosto da leitura e escrita.

Primeira etapa de formação do PNAIC 2016Primeira etapa de formação do PNAIC 2016Foto: Ascom

“Até ano passado, os projetos eram muito atrelados a datas comemorativas, e este ano temos muito mais projetos e estratégias de leitura, ou seja, o que os professores aprendem nas formações do PNAIC está sendo aplicado nas escolas. Quando comparamos as estatísticas de aprendizado, vemos os grandes avanços”, disse Rejane Ribeiro, coordenadora de Ensino Fundamental da SEMED.

Fonte: Ascom/Timon

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: