Política

Professores protestam e deputados saem sob escolta

Plenário aprovou o reajuste de 2,95% para o magistério

Quinta - 21/06/2018 às 15:06



Foto: Piauí Hoje Clima tenso na Assembléia Legislativa
Clima tenso na Assembléia Legislativa

O clima esquentou de na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), onde manifestantes ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) protestam desde o começo da semana por conta da polêmica criada com a concessão, o veto e a derrubada do veto na Casa.

Na manhã de hoje (21), um grupo de manifestantes exaltados tentou impedir o acesso do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Temístocles Filho (MDB) ao plenário. A guarda do Palácio Petrônio Portela interviu, houve empurra-empurra e muitos foram ao chão. Um manifestante se feriu no rosto, depois que um cinegrafista caiu sobre ele.  A cada deputado que tentava acessar o plenário era cercado e chamado de golpista pelos manifestantes.

A sessão prosseguiu depois com o protestos nas galerias. Apesar dos protestos fora do gabinete da presidência, a reunião da CCJ aconteceu e o que os professores temiam: os deputados aprovaram o reajuste do 2,95% para a categoria, que reivindica o reajuste de 6,81%. O governo assinou um acordo no Tribunal de Justiça no dia 12 de março, assumindo o compromisso de aplicar esse percentual de reajuste aos salários do Magistério .

O novo reajuste foi aprovado em primeira e segunda votações em plenário. Os manifestantes ainda tentaram impedir a saída dos deputados, que tiveram que sair sob escolta..  O deputado Themístocles Filho, presidente da Casa, saiu aos gritos de "golpista".

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: