Geral

Greve dos professores do Estado começa na sexta-feira (23)

Os trabalhadores estão reunidos nesta manhã para deliberar sobre a greve

Segunda - 19/02/2018 às 13:02



Foto: Arquivo Professores do Estado farão manifestação
Professores do Estado farão manifestação

Atualizada às 12h

Em assembleia geral ocorrida na manhã desta segunda-feira (19), os trabalhadores da rede estadual de educação rejeitaram a proposta apresentada pelo governo e aprovaram a greve geral a partir do dia 23 de fevereiro.

“A proposta não contempla os interesses dos trabalhadores em educação. Os professores vêm acumulando perdas, apesar do piso está sendo pago, já os funcionários de escola estão amargando arrochos e redução de salário e para 2018 até o momento o reajuste é zero, aguardando o comportamento da economia, e por fim não obedece a paridade e desrespeita os aposentados", destacou Paulina Almeida, presidente do Sinte-PI.

Uma nova assembleia geral está marcada para o acontecerá dia 27 de fevereiro, a partir das 9h no Clube do Sinte-PI.

O Sinte ressalta que 70% das escolas públicas do estado funcionam com um quadro de prestadores de serviço. “Queremos concurso público, valorização profissional e respeito à sociedade que a precisa da educação pública”.

Matéria original 

Os trabalhadores da rede estadual de educação estão reunidos em assembleia geral na manhã desta segunda-feira (19) para decidir sobre a proposta de reajuste apresentada pelo Governo do Estado e deliberar sobre a greve geral da categoria. A Assembleia acontece no Clube do Sinte-PI.

A pauta dos trabalhadores em educação enviada para o Palácio do governo inclui o reajuste de 6,81% para todos os trabalhadores em educação linear e extensivo aos aposentados, reajuste de 3,14% para os funcionários de escola, referente ao ano de 2017 e das gratificações, além da revisão do Plano de Carreira.

Em contraproposta, o Governo ofereceu reajuste de 3,4% para os professores ativos em fevereiro retroativo a janeiro, para ser pago em forma de auxílio alimentação. A outra parcela do reajuste para professores será de 3,41% na folha de maio, constando no vencimento.  Já os aposentados receberão reajuste somente em maio, quando for incorporado os 3,4% no vencimento. A segunda parcela de 3,41% deverá ser paga em outubro, até o final de 2018. 

 Alguns Núcleos Regionais do Sinte já rejeitaram proposta e aprovaram greve, outros com assembleias agendadas. Estão em greve:

São Raimundo Nonato – Escola de tempo integral e município de Anisío de Abreu;

Água Branca – greve e manifestação dia 19/02;

José de Freitas – Não vão iniciar o período letivo;

Oeiras – Aprovou a greve;

Campo Maior – aprovou a greve e mobilização nas escolas;

São João do Piauí – aprovou greve e mobilização nas escolas

Picos - mobilização nas escolas e na câmara de vereadores;

Piripiri – aprovou greve e mobilização nas escolas.

Fonte: Sinte-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: