Educação

Professores da UFPI decidem em assembleia que não vão fazer greve

Número de votantes foi superior ao número de assinaturas na lista. UFPI não adere às 23 universidades que estão em greve no país

Quarta - 16/11/2016 às 22:11



Foto: Roberto Araujo Professores decidem greve em assembleia
Professores decidem greve em assembleia

Os docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nos cinco câmpus em Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (16) para decidir a adesão ou não à greve do sindicato nacional (ANDES).

Em Teresina, a assembleia ocorreu no salão de eventos da Adufpi. Além da presença de professores, servidores técnico-administrativos, que já estão em greve há duas semanas, e estudantes que participavam da ocupação na reitoria participaram do espaço.

Após as discussões e deliberações favoráveis e contrárias, a votação foi iniciada. Em Teresina, foram 88 votos favoráveis à greve, 99 contrários e 02 abstenções.

No interior, a maioria foi favorável à greve. Em Bom Jesus, 46 foram favoráveis, e 1 contrário. Em Floriano, 15 foram favoráveis, 2 contrários e 4 abstenções. Em Parnaíba foram 22 favoráveis, 19 contrários e 7 abstenções. E o resultado em Picos foi de 30 favoráveis, 01 contra e 01 abstenção.

O total da votação foi 201 votos a favor, 122 votos contrários e 14 abstenções. Embora a adesão à greve tenha sido maioria, o regulamento da Adufpi prevê que apenas com 2/3 dos votos favoráveis é possível deflagrar greve, fatia que não foi atingida.

De acordo com o diretor financeiro da Adufpi, professor Jefferson Leite, a instância reconhece o resultado. “Como sempre, nós tentamos não tomar partido, cada professor tem seu posicionamento, então nos resolvemos encaminhar pela participação maciça dos professores”, afirma.

Questionado sobre o direcionamento nacional, ele afirma que o Andes recuou em uma primeira proposta e que 23 universidades aderiram greve nacional.

“A gente tinha indicativos do Andes que era para uma greve dia 11, mas percebeu-se que era inviável. Então marcamos para hoje, e vamos enviar este resultado para o Andes. Das 80 universidades ligadas ao Andes, 23 estão em greve. As outras ou não estão ou optaram por não aderir”.

Professores decidem greve em assembleiaProfessores decidem greve em assembleiaFoto: Roberto Araujo

CONTAGEM POLÊMICA

A polêmica na assembleia da Adufpi em Teresina consistiu no fato de, na ata da assembleia, constarem 152 assinaturas e, no momento da apuração, 189 votos. Alguns professores questionaram o posicionamento da Adufpi de não esclarecer o porquê de haver uma divergência entre votos e lista de votação.

A professora da UFPI Marta Queiroz afirma que um grupo de professores vai solicitar esclarecimentos e, caso não haja resposta, vai entrar na justiça. “Vamos solicitar esclarecimentos na secretaria da Adufpi e, caso não haja retorno, vamos abrir uma ação na justiça pedindo uma anulação da assembleia”, afirma.

Estudantes participam de assembleia na AdufpiEstudantes participam de assembleia na AdufpiFoto: Roberto Araujo

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: