Educação

Professores da Uespi fazem paralisação e podem decretar greve

Categoria afirma que não há reajuste salarial há quatro anos e que um déficit de professores pode atrasar um período na instituição

Quinta - 20/07/2017 às 12:07



Foto: Reprodução UESPI
UESPI

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) fazem um movimento de paralisação nesta quinta-feira (20). De acordo com a presidente da Associação dos Docentes da Uespi (ADCESP), professora Lina Santana, alguns professores estão dando aula, e eles estão fazendo passagens em sala para conscientizar professores e alunos, da situação: “A gente está passando nas salas porque algumas salas têm professores, para conscientizar professores e alunos sobre a paralisação”.

Os professores alegam vários motivos para pararem. Um deles é o fato de que foram protocolados ofícios de negociação a respeito da questão salarial, e o governador Wellington Dias não os recebe. “Enviamos dez ofícios para o governo pedindo para negociar com a categoria e o Wellington Dias sequer nos responde. Fomos no Karnak, Sead, então tiramos hoje esse dia de luta, de paralisação”, afirma a professora.

A professora elenca a pauta salarial como principal. Ela conta que a categoria está há quatro anos sem reajuste, estão à espera de um concurso que deveria ter saído no início deste ano, e querem a regularização da questão dos professores substitutos, que hoje chegam a quase 50% na Uespi. Ela conta que o déficit de professores atinge 52 disciplinas, o que pode comprometer a conclusão do curso de alunos de vários cursos.

“Estamos há quatro anos sem reajuste salarial, estamos inclusive sem concurso, que era pra ter saído no começo do ano. Tem 52 disciplinas sem professores, os alunos vão atrasar o curso seis meses. Temos atrasos nas progressões, e tem a questão dos substitutos, que hoje são quase 50%. É uma situação de ilegalidade”, afirma a presidente da Adcesp.

Professora Lina SantanaProfessora Lina Santana, presidente da Adcesp

POSSIBILIDADE DE GREVE

A professora afirmou, ainda, que está sendo convocada uma assembleia para a próxima quinta-feira (27) com a pauta de decretação de possível estado de greve. A assembleia será no Campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina.

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: