Professores da Rede Municipal de Ensino participam de oficinas pedagógicas

São realizadas oficinas de leitura e matemática


Professor é um profissional que muda o mundo

Professor é um profissional que muda o mundo Foto: Divulgação

Cerca de 460 Professores, distribuídos em 23 turmas diferentes, participaram, de oficinas pedagógicas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Segundo Estegite Carvalho Leite Moura, gerente de Formação a ideia das oficinas é vivenciar na prática os conteúdos que são trabalhados em sala de aula. “As oficinas estão sendo ofertadas para professores do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental e devem melhorar a aprendizagem dos alunos. Os temas abordados na disciplina de Língua Portuguesa são: leitura e compreensão de texto, identificando informações explícitas e implícitas; pontuação; atividades para alunos que lê silabando; e de matemática são: sistema de numeração decimal e prática de frações, entre outras”, explica.

As formações acontecem em várias etapas. Neste primeiro momento as ações serão até o dia 25 de março, com carga horária de 20horas/aulas. Após o término dessa primeira fase os professores trocam de modalidades para, posteriormente, cederem vagas para novas turmas.

As oficinas em formação continuada acontecem desde 2002, sempre aos sábados, com o intuito de contribuir com a melhoria do ensino. As turmas são divididas por módulos e as aulas acontecem nas Escolas Municipais Eurípedes de Aguiar, Murilo Braga e no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

Raimunda Melo professora de matemática da Escola Municipal Galileu Veloso, localizada na zona Norte, acha a iniciativa positiva. “Já participei em anos anteriores e posso afirmar que as oficinas nos mostram várias formas de ensinar o conteúdo apresentado de maneira mais prática e isso facilita o aprendizado dos alunos. Com as novidades eles se envolvem muito mais com o assunto que vai além da leitura do conteúdo”, afirma.

A professora de língua portuguesa da Escola Municipal Iolanda Raulino, Tatiana Soares, acredita que o desenvolvimento dos alunos cresce ao mesmo tempo em que o professor aprende formas novas de aprendizagem. “Quando estamos nos qualificamos e aprendendo maneiras diferentes de ensinar as aulas ficam mais dinâmicas e com isso conseguimos chamar a atenção do alunado, assim fica mais fácil  tanto ensinar, como aprender”, garante.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: