Saúde

Professores agora têm direito à vacinação contra a gripe

Terça - 11/04/2017 às 13:04



Foto: Divulgação Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra a influenza vai beneficiar os professores da rede pública e particular. A campanha começa na próxima segunda-feira (17) e segue até o dia 26 de maio.

“Para receber sua dose, basta comparecer a qualquer uma das 104 salas de vacina de Teresina e apresentar seu contracheque, comprovando sua profissão”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba. Serão contemplados todos os professores, do ensino básico ao universitário, tanto da rede pública como da particular.

A campanha segue até 26 de maio, com o dia de mobilização nacional marcado para o dia 13 de maio. Neste período, todas as 104 salas de vacina da capital estarão vacinando contra os tipos mais graves da doença, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2, com validade de ano. Este ano a meta é vacinar 90% do público-alvo, estimado em 178.981 pessoas na capital.

Os grupos prioritários são os maiores de 60 anos, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os trabalhadores da saúde, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: