Educação

Professora cria instrumento para auxiliar alunos na leitura

Instrumento permite a captação da voz, amplificação e retorno do som somente para quem o está utilizando

Quarta - 11/04/2018 às 13:04



Foto: Ascom Ela passou a utilizar um instrumento artesanal chamado sussurrofone.
Ela passou a utilizar um instrumento artesanal chamado sussurrofone.

Praticar a leitura e perceber se está se saindo bem pode ser tarefa difícil para boa parte dos estudantes, especialmente os mais tímidos. Para auxiliá-los nesse processo, a professora da rede municipal de Teresina Adélia Carvalho teve uma ideia criativa e divertida. Ela passou a utilizar um instrumento artesanal chamado sussurrofone.

Construído de tubos de PVC, o sussurrofone está fazendo sucesso nas turmas de 4º e 5º anos da Escola Municipal Raimundo Adão, situada no povoado Fazenda Nova, zona rural de Teresina. Isso porque o instrumento permite a captação individual da voz, a amplificação e o retorno desse som somente para quem o está utilizando.

Segundo a idealizadora do projeto, o objetivo é incentivar a prática da leitura entre as crianças, principalmente com as que ainda não se sentem a vontade para ler em voz alta diante dos colegas. “Com o sussurrofone, o som retorna para o estudante durante a leitura e isso faz com que ele consiga se ouvir, mesmo que fale baixinho”, explica a professora Adélia.

A iniciativa auxilia na pronúncia e faz com que os próprios estudantes percebam onde estão suas dificuldades. Um exemplo são as crianças que trocam letras, mas passaram a perceber essa troca ao ouvirem a própria voz. “A experiência divertida ajuda não só na correção dos erros da prática, mas também na superação da timidez”, conclui a professora.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: