Professor de escola municipal de Timon comemora avanços na educação do município

Esta fala é de Rair Barbosa, diretor da Escola Municipal Francisco Alves Cavalcante


Avanços na educação em Timon

Avanços na educação em Timon Foto: ascom/Timon

“Tenho a satisfação de ser um professor concursado da minha querida cidade de Timon, hoje como diretor adjunto de uma escola do município”. Esta fala é de Rair Barbosa, diretor da Escola Municipal Francisco Alves Cavalcante, localizada no Povoado Pinto. Rair compõe o quadro de 891 professores efetivos da Educação no município, que são valorizados como profissionais.

Às vésperas do Dia do Professor, comemorado neste sábado (15.10), a Prefeitura Municipal de Timon destaca o trabalho deste grande profissional e, falar em valorização, pressupõe aprimorar a formação inicial, oferecendo formações continuadas, cumprir o piso salarial nacional da categoria, bem como o plano de cargos e carreira do professor. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED,) tem investido na valorização dos profissionais da educação porque entende que esta medida é um dos fatores fundamentais para a qualidade da educação socialmente referenciada.

Para Rair, que trabalhou como contratado de 2009 a 2013, estas conquistas significaram muito. “Iniciei na Educação de Timon trabalhando como contratado em 2009, dando aula em escolas da zona rural. Em 2013, fiz o concurso, fui aprovado e pude dar continuidade ao trabalho que já vinha realizado nas escolas da zona rural ainda com mais dedicação, tanto que agora estou como diretor adjunto”, lembra.

A carreira do magistério público pressupõe que o ingresso se dê através de concurso. Partindo dessa premissa, foi realizado concurso público em 2014 para o provimento de 160 vagas para professor do município, sendo 100 vagas para professor de educação infantil e ensino fundamental I, no regime de 40h semanais, e 60 vagas para professor de área do ensino fundamental II com regime de 20h semanais.  Já foram convocados 250 professores.

“Nós professores vemos uma preocupação maior com a educação do município em geral, especialmente na zona rural, que nunca teve o tratamento que estão tendo agora, eu sei disso porque estudei todo meu ensino fundamental na U.E Dona Sinhara, no Povoado Castelo e, depois de formado, trabalhei em sala de aula de escolas do campo”, conta Rair. Ele completa ainda dizendo que “as mudanças são visíveis no transporte, no cumprimento do calendário letivo, temos infraestrutura para trabalhar, merenda todos os dias, sem fazer distinção de zona urbana e rural. Então, tudo isso melhorou tanto o nosso trabalho quanto o aprendizado dos alunos”.

A escola que Rair é diretor adjunto passou por uma grande reforma recentemente, transformando-se no portal de boas-vindas na entrada de Timon. A unidade de ensino ganhou novas salas e todas com ar-condicionado; banheiros novos; rampas de acessibilidade; bebedouros; ganhou um sistema de monitoramento por câmeras e um grande ginásio de esportes. Quem compara a antiga e pequena estrutura com o novo modelo implantado pelo governo municipal fica impressionado.

“Neste Dia do Professor, só tenho a agradecer pela realização de concursos, formações e valorização do nosso trabalho. Avançamos muito na educação de Timon de 2013 para cá e espero que continue avançando. Creio que as coisas que conseguimos ainda vão melhorar cada vez mais se continuarmos nesse caminho”.

Fonte: Prefeitura de Timon

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: