Educação

Proeja: Alunos concluem cursos profissionalizantes

A oradora da turma Marinalda Saraiva Lopes, fez questão de agradecer a todos que de alguma forma participaram do processo de formação dos alunos
Fonte: Seduc | Editor: Redação 25/01/2018 12:47
Proeja ProejaFoto: Ascom - Seduc

Uma solenidade marcada por gestos e discursos emocionantes. Esse foi o diferencial da Formatura dos alunos dos Cursos Técnicos de Enfermagem, Administração e Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA, ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizada ontem, no Teatro 04 de Setembro.

A oradora da turma Marinalda Saraiva Lopes, fez questão de agradecer a todos que de alguma forma participaram do processo de formação dos alunos e falou das dificuldades e desafios que todos enfrentaram ao longo do curso. "Foram anos de dedicação e cada formando traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. Foram anos de companheirismo, risadas, amizades que ficarão pro resto da vida. Um turbilhão de emoções que nos rodeia nesse instante. Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado", frisou ela.

A solenidade contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; o vereador Caio Bucar; a diretora da Unidade de Ensino Técnico e Profissional da Seduc (Uetep), Adriana Moura; o gerente da 4ª GRE, Tarcízio Pires; gestores das escolas; pais e familiares dos formandos.

A secretária Rejane Dias falou sobre a expansão da Educação Profissional em todo o estado do Piauí, afirmando que "esse ano o estado do Piauí foi o que mais cresceu em número de matrículas e que mais diminuiu o analfabetismo em todo o Brasil e ainda em 2016 conseguimos chegar em quase todos os municípios com cursos profissionalizantes através do Pronatec/FIC, nos tornando referência para outros estados. Também avançamos muito por meio da Mediação Tecnológica feita pelo Canal Educação".

A diretora da Uetep/Seduc, Adriana Moura, enfatizou que a formatura é apenas o começo, pois a colheita do verdadeiro sucesso é a inserção destes formados no mercado de trabalho, tanto na rede pública como no setor privado. "O melhor exemplo é passar num concurso público, ser chamado para uma unidade de saúde ou para assumir algum cargo em prefeituras do interior e isso já vem acontecendo, pois a educação do Piauí vem avançando muito nos últimos anos", esclareceu Adriana Moura.

Para Rejane Dias, a formatura dos alunos é um dia especial que deve ser muito comemorado. "Hoje é um dia especial, pois conseguimos preparar mais 49 pessoas para o mercado de trabalho por meio do PROEJA e esperamos fazer muito mais", comemora a secretária.

Comentários