Ciência & Tecnologia

Primeiro trecho da rede de fibra ótica será implantado em Teresina e municípios do norte do Piauí

O projeto é realizado por meio de Parceria Público Privada e viabilizará a oferta de internet de maior qualidade aos órgãos da administração pública estadual

Terça, 15/01/2019 às 02:01



Foto: CCOM Visita Técnica
Visita Técnica

O governador Wellington Dias visitou, nesta segunda-feira (14), as instalações da sede Piauí Conectado, localizado no bairro Basiliar, para averiguar o processo de implantação da rede de fibra ótica no estado. Inicialmente, cerca de 500 km de fibra chegarão a Teresina e aos municípios da região norte.

O projeto é realizado por meio de Parceria Público Privada e viabilizará a oferta de internet de maior qualidade aos órgãos da administração pública estadual, aumentando a capacidade de atendimento às demandas dos cidadãos e prestando serviços com mais eficiência e celeridade.

Ao todo, serão 5 mil quilômetros de fibra ótica no estado. "O que tiver de melhor no Canadá, Estados Unidos e China, teremos nesse projeto do Piauí. Estamos falando de investimentos que vão gerar emprego e renda e colocar o Piauí como um estado moderno na área de comunicação. É um passo muito importante, pois não existe estado desenvolvido sem uma boa e eficiente comunicação", disse o governador Wellington Dias.

Para a implantação da rede em quase todo o Piauí, estão sendo investido recursos de R$ 214 milhões. "Estamos esperando apenas que a ordem de serviço seja assinada para que a rede comece a ser construida no Piauí. O projeto se somará ao que temos hoje.  Mais um cabeamento de fibra será estendido, para atender, prioritariamente, as unidades administrativas do Governo do Estado. São hospitais, escolas, delegacias, postos policias que precisam de concetividade com alta velocidade para prestar serviços de forma eficaz", destacou o diretor da Agência de Tecnologia, Avelino Lopes.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: