Saúde

Primeiro dia de campanha imuniza mais de 11 mil animais na zona rural

Campanha de vacinação tem objetivo de deixar cães e gatos imunizados contra raiva

Segunda - 13/11/2017 às 16:11



Foto: Ascom PMT Vacinação de Cães e gatos
Vacinação de Cães e gatos

Um total de 11.103 animais foram vacinados no primeiro dia da etapa rural da vacinação antirrábica, que no sábado passado (11) visitou as zonas norte e leste. A campanha, que visa proteger cães e gatos, é organizada em Teresina pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Na etapa urbana de vacinação contra a raiva foram vacinados 105.714 cães e gatos.
 

Foram vacinados 8.222 cães e 2.881 gatos em um dia, o que totaliza 95,52% da meta de 11.624 animais. “O objetivo é imunizar 25 mil animais em toda a zona rural de Teresina”, informa Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. A campanha terá continuidade neste sábado (18) nas zonas rurais Sul e Sudeste.
 

Mais de 400 servidores estão trabalhando na atividade. “Devido à distância entre as localidades, a logística da vacinação antirrábica na zona Rural é diferente da zona Urbana”, esclarece Oriana Bezerra. “Enquanto a etapa urbana trabalha com o estabelecimento de postos fixos, a rural é realizada por meio do deslocamento das equipes, que visitam as residências de cada localidade para a imunização dos animais”, explica a gerente.
 

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: