Economia

Previsão de alta de 1% do PIB está mantida, diz Meirelles

Analistas ouvidos pelo boletim Focus acreditam em um crescimento da economia de 0,49% em 2017

Quinta - 09/02/2017 às 17:02



Foto: Isac Nóbrega/PR Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (9) que, devido a uma série de indicadores positivos da atividade econômica, como vendas de papel ondulado e movimento de cargas nas estradas, a previsão de crescimento de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano está mantida pela equipe econômica.

Os analistas ouvidos pelo boletim Focus acreditam em um crescimento da economia de 0,49% em 2017. "O crescimento médio do mercado está em 0,5%. Estamos acima disso, mas vamos aguardar um pouco porque deve haver uma revisão para cima do mercado", declarou o ministro.

"Devido a itens que são bons indicadores da atividade futura, como papelão ondulado, pedágio de carga pesada nas estradas e em janeiro o consumo de energia, concluímos que não há agora a necessidade de fazer uma revisão do PIB neste momento", disse Meirelles após participação do evento Caixa 2017.

"Vamos manter a taxa de crescimento, e devemos fazer a revisão prevista dentro da legislação no mês de março", completou.

De acordo com ele, há uma série de "mudanças importantes" na economia. "Há uma inflexão positiva na economia brasileira e acreditamos que devemos deixar isso consolidar-se e aí sim analisar crescimento do PIB", disse.

O ministro repetiu que, no último trimestre deste ano, o crescimento deve ser de 2% na comparação com mesmo periodo do ano passado. "É importante isso, porque elimina o efeito estatístico de uma base de comparação ruim".

Sobre um eventual contingenciamento de R$ 39 bilhões do Orçamento para que o governo possa cumprir a meta para o resultado primário, necessidade apontada pelo IFI (Instituto Fiscal Independente), Meirelles disse que esse ponto ainda será avaliado pelo governo.

Ele citou a aprovação de um novo programa de repatriação de recursos ilegais no exterior a o novo programa de regularização tributária como fontes de receita que podem reduzir essa necessidade de contingenciamento.

"Só vamos ver isso em março, para ver se medidas serão tomadas, se necessário".

Fonte: Com informações da Folhapress.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: