Geral

Presos no PI PMs mineiros acusados de ameaçar trabalhadores no Cerrado

PI presos MG PMs

Terça - 26/11/2013 às 11:11



 Um grupo de sete pessoas, dentre elas três policiais militares de Minas Gerais e um agente penitenciário do mesmo Estado foram presos pela Polícia Civil de Uruçuí na madrugada de   ontem (25). A ação aconteceu após a polícia receber denúncias de trabalhadores que estariam sofrendo ameaças do grupo.

Segundo o delegado Jarbas Lima, a proprietária de uma das fazendas que teve os trabalhadores intimidados procurou a polícia prestando queixa contra o grupo e afirmando que eles estariam ‘tocando o terror’ na região.

“Esta senhora veio até mim e disse que seus funcionários estavam com medo de voltar ao trabalho. No início, nós pensamos que podia ser apenas um conflito de terras, mas quando ela falou em ameaças, percebemos que a coisa poderia ser mais séria”, diz.

Dois dias depois, mais três pessoas fizeram denúncias semelhantes à polícia dizendo que estavam sofrendo ameaças de morte e que um dos integrantes do grupo teria cuspido no rosto de um dos trabalhadores. “Foi nesta segunda denúncia que nós recebemos a informação de que o grupo andava fortemente armado quando circulava pelas fazendas”.

A polícia realizou a primeira diligência atrás dos acusados na noite da sexta-feira (22) a partir de informações de que o grupo estaria em uma fazenda a 150 Km de Baixa Grande, mas quando chegou ao local, eles já haviam saído e se refugiado em outra propriedade que estava fora dos mandados expedidos pela Justiça.

Depois da primeira tentativa, mais uma diligência feita foi frustrada e apenas na madrugada desta segunda-feira (25) os policiais de Uruçuí conseguiram prender o grupo em uma fazenda a 300 Km da cidade.

Foram detidas sete pessoas, dentre elas, três policiais militares e um agente penitenciário do Estado de Minas. Junto com eles foram apreendidos 10 coletes à prova de bala, dois binóculos de longo alcance, uma escopeta calibre 12 além de grande quantidade de munição e armamentos de uso exclusivo da polícia.

“Eu entrei em contato com o delegado geral, James Guerra, e ele deu a ordem para prender os integrantes do grupo em flagrante. Nós o fizemos e levamos todos para a delegacia de Uruçuí onde já colhemos os depoimentos”, informa o delegado Jarbas Lima. . A polícia de Minas Gerais já foi contatada pelo major Feitosa, comandante do 10º BPM da área.

Os PM’s alegam que estavam na região apenas para comprar terras e negam as acusações de ameaças e intimidação. “Eles falam que estavam fazendo a segurança da fazenda de um amigo e que as denúncias ão falsas, mas de qualquer forma, eles faziam uso de armas do governo quando não estavam de serviço e só isso já é suficiente para autuá-los”, declara o delegado.

A partir dos depoimentos e das investigações, os policiais poderão ser enquadrados nos crimes de violação de domicílio, já que, segundo o delegado, eles entraram na residência de alguns trabalhadores, associação criminosa com formação de quadrilha, e uso indevido de armamento.

Até o fim do dia, a polícia espera ouvir mais 15 pessoas que teriam sofrido ameaças do grupo.

Fonte: noticiasdeurucui

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: