Geral

Presos na Monte Carmelo são libertados pela Justiça em Picos

operação monte Carmelo acusados soltos

Sexta - 20/03/2015 às 11:03



 Foram postos em liberdade esta semana três dos cinco envolvidos na Operação Monte Carmelo, deflagrada no dia 09 de maio de 2014, a qual visava capturar os suspeitos de terem assassinado a Carlos da Silva Rocha, 27 anos, executado a tiros no dia 28 de março, no bairro Ipueiras, próximo ao Motel Fama.

Segundo informações do Promotor de Justiça, Marcelo Monteiro, José Fontes Caminha, conhecido como “Gadinho”, Raimundo José da Silva, o Raimundinho do Frango e Antônio Marcos Gomes Alves foram entendidos pela Justiça como não participantes do crime por falta de provas contundentes.

A instrução dos suspeitos foi concluída na última sexta-feira (13) e, com ela, foi verificado, após depoimentos perante juízo, que Carlos não foi vitimado por extorsão seguida de morte, como havida instaurado o promotor Cláudio Soeiro, à época atuante no caso, mas por homicídio qualificado, no entender do Ministério Público.

Ele afirmou ainda que um dos réus, em seu depoimento, assumiu a autoria do crime, desde o planejamento até a execução, junto com o amigo Olavo Lauso de Lima.

“O réu José Edson confessou ter feito quatro disparos contra a vítima e que foi ajudado pelo outro réu Olavo. Ele, em seu interrogatório, perante a juíza de direito, afirmou categoricamente que planejou, junto com o Olavo, o assassinato do Carlos e o executaram de acordo com o plano que os dois tinham traçados. Os dois continuam presos”, explicou o promotor.

Marcelo Manteiro diz entender que dos libertos, o único que deveria ser mantido preso é o Antônio Marcos, pois foi em sua residência que fora encontrada uma das armas utilizadas para assassinar o jovem Carlos.

“O Antônio Marcos está envolvido nesse crime em função dessa arma que foi encontrada em poder dele. Quanto aos demais, em relação ao crime de homicídio do Carlos, não se conseguiu elementos probatórios necessários para uma condenação, para a manutenção da prisão deles. Vale ressaltar que essas pessoas não estavam presas por outro motivo, mas por serem acusadas de estarem envolvidas na morte do Carlos e, ao final da instrução, não se conseguiu provar, através de testemunhas, o envolvimento deles”, disse.

Relembre o caso de Carlos Silva
Carlos da Silva Rocha foi executado a tiros no dia 28 de março de 2014, no bairro Ipueiras, próximo ao Motel Fama. Ele residia fora do Piauí há alguns anos e, segundo a família, veio a Picos exclusivamente para participar de uma audiência.

A vítima, à época do crime, residia no bairro São José e era irmão de Edgar da Silva Rocha, mais conhecido em Picos como "Coelho", também morto por execução no dia 17 de maio de 2011, no bairro São José.

De acordo com a investigação policial, Carlos foi atraído para o local do crime por um amigo antigo identificado como Olavo Lauso de Lima.

Operação Monte Carmelo
A Operação Monte Carmelo, deflagrada na madrugada do dia 9 de maio pela Polícia Civil de Picos, resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de armas, munições, drogas, carros de luxo e aparelhos eletrônicos.

A operação Monte Carmelo o foi resultado de quase dois meses de investigação realizada pelo serviço reservado da Polícia Civil e Militar. Das cinco prisões, quatro foram resultado do cumprimento de mandados e uma ocorreu em flagrante.

A operação teve por objetivo comprovar denúncias e individualizar condutas e autores envolvidos no homicídio de Carlos da Silva Rocha, 27 anos.

De acordo a Polícia Civil, Carlos foi morto como consequência de uma dívida antiga relacionada ao tráfico de drogas no valor de R$ 30 mil. Os suspeitos do crime foram presos no dia 9 de maio de 2014 na Operação Monte Carmelo.

A partir do trabalho investigativo chegou-se aos nomes de Raimundo José da Silva, o Raimundinho do Frango; Antônio Marcos Gomes Alves; Olavo Lauso de Lima e Francisco Sales de Sousa, presos temporariamente durante a operação. A polícia passou um período aguardando a prisão de um quinto envolvido no homicídio, o “Gadinho”.

Na operação foram apreendidas drogas, dinheiro, dois revólveres calibre 38, uma pistola PT 101 com 14 munições, um notebook, um modem, um cartão de memória, cinco carros de luxo, três tatus, dois cachimbos para consumo de drogas, um estilete, três pendrives, três câmeras digitais, munições, dez celulares e a quantia em espécie de R$ 3 mil, além de algumas moedas.

No dia 18 de dezembro de 2014, José Fontes Caminha, conhecido por “Gadinho”, foragido após ter um mandado de prisão preventiva expedido em seu nome durante a Operação Monte Carmelo, foi detido em Padre Marcos e transferido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Picos, onde prestou depoimento.

A prisão ocorreu após policiais de Padre Marcos informarem à delegacia da Polícia Civil de Jaicós que o homem estava na região. Ele foi detido em um bar enquanto jogava baralho com amigos, sem oferecer resistência.

Fonte: grandepicos

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: