Geral

Preso morre na cela de penitenciária

geleira operação preso morte

Segunda - 14/02/2011 às 16:02



Um preso da \'Operação Geleira\' morreu dentro do Hospital Penitenciário, após sair da Penitenciaria Irmão Guido, zona rural de Teresina. Preso desde o dia 19 de janeiro, José dos Santos Matos, 58 anos, tinha problemas de diabetes e após solicitação dos médicos, foi transferido para o hospital, onde passou poucos instantes vivo. Ele é acusado na operação por de estelionato e formação de quadrilha.

José dos Santos, conhecido como Zé do Mato, foi preso junto com a mulher Antonia Nonata pela Polícia Federal. Ela já havia sido presa na operação Valáquia, também da PF. Os dois eram sócios do casal Rita de Cassia e Fábio, presos em flagrante dentro de uma agencia da Caixa Econômica tentando aplicar um golpe usando documentação falsa.

Zé do Mato sofria de diabetes e passou por três atendimentos da equipe médica da penitenciaria Irmão Guido. O diretor da divisão de presídios do Piauí, Tenente Ancelmo Portela, explica que até o final da semana passada, os médicos ainda não haviam apontado a necessidade de internação do preso, ao ser removido na manhã de hoje, ele passou poucos minutos ainda com vida no hospital. O corpo de Zé do Mato foi liberado para sepultamento. Sua esposa continua presa.

Ele era tido como contador do Crime Organizado no Piauí que era liderado pelo ex-tenente-coronel José Viriato Correia Lima. Quando a Polícia Federal investiu o desmanchou o grupo de Correia Lima no Piauí há 11 anos, Zé do Mato foi um dos primeiros a ser capturado.

OPERAÇÃO GELEIRA PRENDEU 30 GESTORES
A operação Geleira foi deflagrada no dia 19 do mês passado na intenção de prender 30 gestores públicos de prefeituras do Piauí envolvidos em lavagem de dinheiro. Oito prefeitos e dois ex-prefeitos foram presos temporariamente pela PF e soltos na madrugada do dia 24/01. O rombo nos cofres públicos causado pelo desvio de verbas públicas chega a R$ 20 milhões, de acordo com os primeiros resultados da operação que mobilizou 325 policiais no cumprimento de 84 mandados de busca e apreensão.
 

Fonte: da Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: