Geral

Presídio de São Raimundo Nonato está pronto para ser entregue

presido pronto entregue srn

Terça - 07/06/2011 às 15:06



O presídio da cidade de São Raimundo Nonato, distante 600 km de Teresina, está pronto para ser inaugurado. A obra custou R$ 4 milhões. Construído numa área de 5.464 metros quadrados, o novo presídio tem capacidade para 140 detentos.

O secretário Estadual de Justiça, Henrique Rebelo, explicou que o novo presídio vai ajudar a desafogar o sistema penitenciário e dar mais segurança à população do Estado. “O Piauí hoje possui 2.800 presos, 14 unidades prisionais e um hospital penitenciário. A superlotação é grande e o Estado necessita de novas vagas. Precisamos desafogar o sistema penitenciário e a inauguração do novo presídio em São Raimundo Nonato, juntamente com a conclusão dos dois novos pavilhões de segurança máxima na Casa de Custódia, dará uma tranqüilidade maior ao sistema penitenciário do Piauí”, garantiu o secretário.

Henrique Rebelo falou também que já levou ao governador o desejo de nomear novos agentes penitenciários para São Raimundo Nonato. “Cerca de 50 agentes serão chamados para fazer a segurança do local”, revelou.

O complexo penitenciário de São Raimundo Nonato é composto de: pavilhão da administração com 2 pavimentos, pavilhão de detentos, guarita de acesso, portão de acesso veicular, prédio de acolhimento e vistoria de visitantes, prédio de ensino (biblioteca, salas de aulas e oficinas), prédio de visita familiar, castelo d’água, casa de máquinas e abrigos (para lixo, grupo gerador e gás GLP). O prédio da administração é composto de: setor administrativo, setor jurídico e social, setor de saúde, setor de serviços e parlatório.

Segundo o diretor da Unidade Administrativa Prisional, tenente Ancelmo Portela, a Secretaria de Justiça agora trabalha na compra do mobiliário e contratação dos agentes penitenciários. “Antes, o presídio mais próximo era o de Picos. Agora, a unidade de São Raimundo Nonato abrigará os presos de todas as comarcas da região”, assegurou.

O governador Wilson Martins também autorizou as obras de construção de dois novos pavilhões de segurança máxima e reforma na Casa de Custódia, cujo orçamento total é de R$ 3,3 milhões, e dois novos presídios nas cidades de Altos e Campo Maior. Estas unidades prisionais terão capacidade de abrigar 130 presos cada uma e 80 em Teresina.

Fonte: da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: