Presidentes pressionam Temer por mais poderes para TCEs

Encontro teve uma dimensão muito maior do que imaginávamos, comemorou Luciano Nunes


Presidentes de TCE's com Michel Temer

Presidentes de TCE's com Michel Temer Foto: Assessoria/TCE-PI

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Luciano Nunes, e o conselheiro-substituto Jaylson Campelo participaram do encontro dos Tribunais de Contas com o presidente em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto. O encontro de ontem (18) reuniu em torno de 40 participantes, entre presidentes dos TCs e membros da diretoria da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).

O objetivo foi reafirmar o apoio dos Tribunais de Contas às medidas de ajuste fiscal do Governo Federal e cobrar do presidente Temer o apoio ao fortalecimento das instituições que fiscalizam a administração pública e zelam pela aplicação correta e transparente dos recursos públicos. Tanto o presidente Luciano Nunes quanto o conselheiro Jaylson Campelo, destacou a audiência como muito proveitosa. “O encontro teve uma dimensão muito maior do que imaginávamos!”, disse Luciano Nunes.

Michel Temer com presidentes de TCEsMichel Temer com presidentes de TCEsFoto: Assessoria/TCE-PI

“O presidente Temer não apenas reconheceu a importância dos Tribunais de Contas, mas também demonstrou vontade e disposição para o diálogo e para fortalecer o papel do órgão como instituição responsável pela boa aplicação dos recursos públicos e, com isso, capaz de contribuir com o país neste momento desafiador que vivemos”, completou. Luciano Nunes destacou que o presidente da Atricon, Valdecir Pascoal, fez uma contundente explanação sobre os Tribunais de Contas e sua importância como instrumento moralizador da gestão pública.

O conselheiro-substituto Jaylson Campelo, que é membro da diretoria da Atricon, disse que o encontro reafirmou a disposição dos Tribunais de Contas em contribuir para um país mais transparente e austero no trato da coisa pública, e demonstrou a disposição do Governo em dialogar com as instituições que atuam na fiscalização e no controle externo. “O encontro reafirmou o compromisso de Governo e dos Tribunais de Contas com a transparência, a austeridade e a eficiência na gestão pública, contexto em que os TCs se inserem como de importância fundamental”, explicou ele.

O presidente da Atricon, Valdecir Pascoal, que é conselheiro do TCE-PE, destacou que o Governo tem demonstrado, na prática, a disposição para o diálogo. “O governo tem propiciado esse ambiente de diálogo institucional. Isso ficou claro na nossa reunião, ficou claro em recentes negociações no bojo do Parlamento, na discussão de leis de iniciativa do Executivo. Notamos que o governo está disposto a negociar, a abrir o diálogo”, afirmou.

Fonte: TCE-PI

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: