Política

Presidente do TSE defende reforma política urgente

O ministro Gilmar Mendes diz que a reforma política tem um grande adversário: os próprios congressistas

Sábado - 24/09/2016 às 14:09



Foto: TSE Ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE
Ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, voltou a defender urgência para aprovação de uma reforma política consistente e que atenda aos interesses de toda a sociedade.

“A reforma política tem um grande adversário, que é o próprio congressista, que desconfia muito de novos modelos. Ele foi eleito por um dado modelo e desconfia muito de reformas, porque podem não ser adequadas aos seus próprios interesses. Por isso, é muito difícil fazer a reforma política”, destacou.

Gilmar Mendes também falou sobre as mudanças na legislação eleitoral, especialmente no que se refere à proibição do financiamento de campanhas por parte de pessoas jurídicas, e sobre os desafios de se realizar uma eleição municipal com essas novas regras.

“Estas eleições, para nós, são um experimento institucional. Nós vamos fazer um inventário, um balanço, levar ao sistema político as nossas informações, os nossos juízos e fazermos uma avaliação: o que é bom, o que é ruim, o que não ficou adequado. Vamos tentar fazer as adaptações”, afirmou.

O presidente do TSE falou sobre a reforma política ao ministrar palestra, a convite do curador da Casa do Saber, Guilherme Peres. A Casa do Saber, na capital paulista, é um ambiente extra-acadêmico, onde são realizados cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas mais diversas áreas do conhecimento, reunindo renomados professores e conferencistas em torno da proposta de retomar uma construção humanística do conhecimento.

Fonte: TSE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: