Política

Presidente da OAB critica reformas de Temer: a crise no Brasil é moral, é ética, não é econômica

Cláudio Lamachia considera as reformas proposta pelo governo Temer açodadas, "um retrocesso social"

Terça - 25/04/2017 às 20:04



Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil Presidente da OAB, Cláudio Pacheco Prates Lamachia
Presidente da OAB, Cláudio Pacheco Prates Lamachia

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, veio a Teresina nesta terça-feira (25) para participar da vasta programação em comemoração aos 85 anos de existência da Seccional do Piauí. Lamachia criticou as reformas impostas pelo governo de Michel Temer.  

“Exatamente neste momento a OAB reafirma seus compromissos com a sociedade, a democracia, a defesa da Constituição, quando ela luta contra determinadas reformas que na nossa visão são um retrocesso social hoje, como a própria Reforma da Previdência e essa urgência que é imposta hoje na possível reforma trabalhista", reclamou.

Claudio Lamachia ressaltou que a Ordem dos Advogados do Brasil está atenta às manifestações das ruas, dos sindicatos. “Pelo compromisso com democracia e com a Constituição que está aí, uma Constituição que trouxe direito aos trabalhadores, que trouxe direito à cidadania e que não pode ser de alguma forma agora arrancada por força do momento nós estamos vivendo. Muitas pessoas estão dizendo que nós vivemos na crise econômica no Brasil e que tudo isso justifica exatamente essas reformas. Eu não entendo assim”.

O presidente da OAB afirma que a crise que vivemos no Brasil é moral, é ética, não é econômica. “Se nós tivéssemos solucionado há mais tempo toda essa corrupção que nós vivemos no Brasil, seguramente nós não estaríamos hoje impondo ao cidadão essa necessidade de ele pagar uma conta que não foi gerada por ele. É isso que ordem está dizer. Acima de tudo nós estamos buscando junto aos nossos parlamentares, com a sociedade brasileira que se possa ter um tempo para debater as reformas”.

O presidente da Ordem prosseguiu: “a reforma da Previdência nós entendemos que é necessária. Uma eventual modernização da legislação trabalhista pode ser necessária também, mas tudo isso tem que ser negociado, tudo isso tem que ser discutido acima de tudo de forma técnica e não de maneira açodada como estamos vivendo neste momento. Isso é inaceitável”, avaliou.                       

Cláudio Lamachia defendeu que advocacia brasileira deve estar absolutamente unida de maneira serena, tranquila buscando cada vez mais contribuir com o Brasil. “Aliás esta é uma visão que nós estamos querendo trazer para a própria sociedade. O Brasil precisa de menos confronto e de mais encontro. Nós vemos hoje um Brasil dividido. Isso não é bom. Isto não está somando com todos nós. Portanto, nós entendemos que este é o momento de trazermos uma mensagem de união, mas uma união que não seja apenas em torno de uma ou outra proposta, mas em torno de um fortalecimento do próprio sistema democrático brasileiro", concluiu. 

Cláudio Lamachia no Piauí
Cláudio Lamachia na OAB-Piauí

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: