Presidente da Infraero garante novo aeroporto para Teresina

Aeroporto Infraero Zé Filho


O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, confirmou, nesta terça, dia 15, que a prioridade da instituição é a construção de um novo terminal aeroportuário em Teresina. Este foi o desfecho da audiência provocada pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí, onde estiveram presentes representantes do governo do Estado, da FIEPI e da prefeitura de Teresina.

Participaram da reunião representado o Piauí, o vice-governador, Zé Filho, o prefeito Elmano Ferrer, a deputada Juliana Moraes Souza, o diretor de Assuntos Estratégicos da FIEPI, João Henrique Sousa, o Superintente da Infraero, Wilson Estrela e o deputado federal Júlio César.

A primeira reunião para tratar do assunto foi realizada em abril na sede da FIEPI, devido ao impasse criado após a revogação do decreto de desapropriação de imóveis do em torno do aeroporto assinado pelo prefeito Elmano Férrer.

Para a construção deste novo terminal, respeitando o trâmite legal, deverá ser feita uma adequação ao primeiro projeto que diminuirá o número de desapropriações, uma preocupação comum de todos os participantes.

O vice-governador Zé Filho abriu a reunião e relatou a preocupação do Governo do Estado com a falta de entendimento entre as partes.

"Aqui se busca o entendimento para que essa discussão tenha um desfecho e não pare. Precisamos de uma solução imediata uma vez que estamos falando do interesse comum também para mais de mil famílias, pessoas que têm sua casas, inclusive, coladas ao muro do aeroporto da capital", disse.

O presidente da Infraero garantiu a alocação de recursos da ordem de R$ 292 milhões, oriundos do próprio Orçamento, até o ano de 2016 para, além elaboração do projeto e construção do novo terminal, a obra de ampliação e recuperação do atual terminal e estacionamento.
Para acelerar o processo o presidente da Infraero pediu ao diretor de operações da Infraero, João Jordão que venha ao Piauí realizar reunião com a equipe técnica da prefeitura para refazer o projeto.

"Estamos garantindo o novo projeto e este recurso também será utilizado nas desapropriações. A solução está na construção de um novo terminal que garantirá uma sobrevida longa", confirmou Vale.

Com uma capacidade de 250 mil passageiros ao ano, hoje, o aeroporto Petrônio Portela está completamente defasado diante dos mais de um milhão e 100 mil passageiros registrados em 2011.

O prefeito Elmano Férrer colocou as dificuldades diante do tempo de quase dois anos em que o decreto de desapropriação foi assinado e não houve por parte da Infraero uma previsão concreta para construção e reforma do aeroporto de Teresina.

Fonte: Edson Almeida

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: