Presidente da Filipinas encoraja matar bispos católicos

'Esses bastardos não servem para nada. A única coisa que sabem fazer é criticar', afirmou o presidente


Presidente das Filipinas

Presidente das Filipinas Foto: Jornal do Comércio

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, atacou de novo os bispos católicos ao afirmar que eles "são inúteis" e encorajou matá-los, em um país onde 85% da população é católica. "Os bispos de vocês, matem-nos. Esses bastardos não servem para nada. A única coisa que sabem fazer é criticar", disse Duterte na noite de quarta-feira (5) em discurso em Manila.

Em um ato posterior, o presidente afirmou que a Igreja Católica é a instituição "mais hipócrita do mundo" e garantiu que 90% dos seus sacerdotes são gays. A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas recusou responder aos comentários de Duterte. "Não queremos acrescentar mais lenha à fogueira. Qualquer comentário só exageraria o assunto", afirmou em um comunicado o porta-voz da conferência episcopal, Jerome Seciliano.

O porta-voz da Presidência, Salvador Panelo, defendeu que as palavras de Duterte não devem ser entendidas como algo literal, mas usou a "hipérbole" para conseguir um "efeito mais dramático" nos seus comentários. Há apenas duas semanas, o presidente insultou bispos e sacerdotes católicos, com os quais trava uma batalha verbal há mais de um ano, ao declarar aos filipinos que não deveriam ir à igreja para "fazerem papel de idiotas".

Fonte: G1

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: