Geral

Presidenta Dilma homenageia ex-combatentes brasileiros

2ª Guerra Mundial Europa Dilma Ex-Comandantes Solenidade

Sábado - 09/05/2015 às 20:05



Foto: Arquivo Dilma Rousseff
Dilma Rousseff
Ex-combatentes que defenderam o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial receberam condecorações da presidenta Dilma Rousseff em cerimonia realizada no Palácio do Planalto. A solenidade aconteceu em memória aos 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial na Europa.

Na ocasião, Dilma destacou a importância dos soldados brasileiros para o fim da guerra e para a “paz na humanidade” e agradeceu a brava luta contra “a intolerância, a opressão, a discriminação e a violência que recaía sobre pessoas inocentes”.

“Nossos pracinhas ajudaram a plantar as sementes de um mundo mais livre e democrático”, declarou a presidenta, em agradecimento aos ex-combatentes brasileiros que lutaram ao lado das forças aliadas na Europa.

A presidenta também lembrou que durante os seis anos de conflito, 70 milhões de pessoas foram mortas, entre civis e militares. A 2ª Guerra Mundial na Europa teve fim oficialmente no dia 8 de maio de 1945, com a rendição da Alemanha. “Renascia a esperança de que a liberdade e a paz voltassem a reger a vida entre as nações”, afirmou.

“Uma vitória extraordinária para a qual 25 mil brasileiros que lutaram com coragem e patriotismo, honrando em todos os momentos a força expedicionária e o Brasil”, ressaltou Dilma.

Medalha da Vitória - Quatro soldados receberam a maior condecoração do País, a Ordem Nacional do Mérito: o tenente-coronel do Exército Brasileiro, Nestor da Silva; o major João Rodrigues Filho, da Força Aérea Brasileira (FAB); o capitão de Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil, Roberto Paulo Timponi; e o segundo tenente Melchisedech Afonso de Carvalho.

A condecoração homenageia militares das Forças Armadas e civis nacionais e estrangeiros, bem como bombeiros, PMs, organizações militares e instituições civis, que contribuíram para a difusão das ações e dos resultados alcançados pela Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra e pelos demais combatentes brasileiros.

Fonte: Site Oficial do PT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: