Cultura

Prêmio Jabuti divulga lista dos livros finalistas deste ano

O Jabuti este ano estreia duas categorias, quadrinhos e livros brasileiros publicados no exterior
Fonte: Folhapress | Editor: Redação 04/10/2017 08:16
Livro LivroFoto: Reprodução

OPrêmio Jabuti, principal troféu literário do país, divulgou nesta terça-feira (3), a lista de livros que concorrem à sua final. A categoria romance mostra uma hegemonia da Companhia das Letras -que tem crescido nos prêmios literários deste ano, em especial nesse gênero. Sete dos dez selecionados são da editora.

Entre os selecionados, está "Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas", de Elvira Vigna, escritora morta em julho que era uma das principais vozes da literatura contemporânea brasileira.

Com ela, concorrem o escritor Cristovão Tezza, com "A Tradutora" (Record), e Bernardo Carvalho, com "Simpatia pelo Demônio" (Companhia das Letras). Ambos são colunistas da Folha.

Na lista também aparecem "Descobri que Estava Morto" (Tusquets), de João Paulo Cuenca, e "Machado" (Companhia das Letras), de Silviano Santiago, entre outros. A única casa menor é a @linkeditora, cujo romance "Tristorosa", de Eugen Weiss, foi eleito.

O Jabuti este ano estreia duas categorias, quadrinhos e livros brasileiros publicados no exterior. Na primeira, estão "Hinário Nacional" (Veneta), de Marcelo Quintanilha, e "Rasga Mortalhas" (Zarabatana Books), de Pedro Vergani e Diogo Bercito (correspondente da Folha em Madri).

Na segunda, estão as edições britânicas de "Um Copo de Cólera" e "Lavoura Arcaica", de Raduan Nassar, além de "Brasil - Uma Biografia", de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling.

Já em outras categorias importantes há mais diversidade. Em contos e crônicas, concorrem a "Caixa Rubem Braga" (Autêntica), com crônicas organizadas por André Seffrin, Bernardo Buarque de Hollanda e Carlos Didier; "Sul" (ed. 34), de Veronica Stigger; "Trinta e Poucos" (Companhia das Letras), de Antonio Prata (também colunista da Folha); e "Vossos Velhos", de Dayse Torres, em edição do autor.

Os selecionados de poesia são "A Palavra Algo" (Iluminuras), de Luci Collin; "Livro das Postagens" (7letras), de Carlito Azevedo; e "Rol" (Companhia das Letras), de Armando Freitas Filho, entre outros.

A lista de biografias na final do Jabuti traz personagens diversos da cultura brasileira. Ela traz as biografias de Caio Prado Júnior, de Luiz Bernardo Pericás (Boitempo); os diários de Francisco Brennand (Inquietude Brennand Fortes Produções Culturais); o segundo volume dos "Diários da Presidência", de Fernando Henrique Cardoso; a autobiografia de Rita Lee (Globo Livros), entre outros. Com informações da Folhapress.

Comentários