Brasil

Prêmio CICV de Cobertura Humanitária chega à terceira edição

As inscrições vão de 1° de junho a 1° de agosto; a equipe vencedora viajará a um contexto operacional do CICV a convite da instituição

Segunda, 29/04/2019 às 19:04



Foto: CICV Prêmio CICV de Cobertura Humanitária
Prêmio CICV de Cobertura Humanitária

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), organização humanitária internacional com mais de 150 anos de história, lança no Brasil a terceira edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional. O objetivo da premiação é incentivar a criação de mais conteúdo jornalístico de qualidade sobre temas humanitários na imprensa voltada ao público brasileiro.
 
"O jornalismo, cujo papel é importantíssimo na nossa sociedade, tem uma enorme responsabilidade de visibilizar o drama humano por trás dos conflitos armados, da violência armada e outras crises humanitárias que afetam o mundo hoje", afirma a chefe da Delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Simone Casabianca-Aeschlimann.
 
Serão premiadas produções jornalísticas que destaquem temas internacionais humanitários, com foco nas vítimas, publicadas entre 1º de agosto de 2018 e 31 de julho de 2019. Dentre as pautas que podem ser abordadas para participar do prêmio estão os assuntos humanitários em conflitos armados. Reportagens que fazem referência à aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário (DIH), conhecido como as "regras da guerra", também podem ser inscritas.
 
O impacto humano dos conflitos armados, em particular a assistência humanitária (entrega de alimentos, de medicamentos, atenção à saúde, fornecimento de água potável), migração, refúgio, desaparecimentos em situação de conflitos armados, ataques a missões médicas e violência sexual em situação de conflitos armados são outros conteúdos que podem ser inscritos no prêmio.
 
O primeiro colocado terá a oportunidade de viajar a algum local do mundo onde o CICV atua. O segundo e o terceiro lugar receberão prêmios em dinheiro. Há apenas uma categoria de premiação – na qual poderão ser inscritas reportagens produzidas para meios impressos, televisão, rádio ou multimídia. O período de inscrição será entre 1° de junho e 1° de agosto.
 
A edição passada do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional teve como primeiro colocado o documentário "RefugiadAs", da emissora TV Brasil. Como premiação, a equipe vencedora viajou a Moçambique a convite do CICV. O segundo e o terceiro colocados foram, respectivamente, a reportagem "A vida de refugiados dos rohingyas, um povo muçulmano" (GloboNews) e a reportagem multimídia "Órfãs de Terra-Mãe" (Metrópoles).
 
Clique aqui para mais informações sobre o prêmio e regulamento.

Fonte: Imprensa CICV

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: