Economia

Prefeitura investiu R$ 5 milhões em iluminação pública em 2018

Instalação de luminárias de LED é grande diferencial para espaços mais iluminados
Fonte: PMT | Editor: Redação 16/07/2018 12:01

O teresinense já tem aproveitado os benefícios de ter uma capital cada dia mais iluminada. Praças, parques, pistas de caminhada ao redor de campos de futebol e avenidas de grande fluxo ganharam iluminação e se tornaram espaços de convivência mais atrativos e seguros para a população. Ao todo, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), investiu mais de R$ 5 milhões na melhoria da iluminação pública da capital no primeiro semestre de 2018.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, a Prefeitura tem se empenhado diariamente em ações que garantam ambientes públicos conservados e com iluminação de qualidade. Assim, o teresinense se sente seguro e com autoestima para ocupar esses espaços com atividades de lazer em meio à família e amigos.

“Nos primeiros seis meses de 2018 já garantimos iluminação de LED em 28 praças, dois parques ambientais e duas pistas de caminhada ao redor de campos de futebol. Também instalamos luminárias e regularizamos gambiarras no Parque Vitória, Vila Dilma Rousseff e nos loteamentos Encontro com Deus I, II e III. Além disso, estamos trocando as luminárias de vapor de sódio por LED nas avenidas Miguel Rosa, Maranhão e já concluímos as substituições na Avenida Barão de Gurgueia”, comentou o secretário.

Ainda de acordo com Marco Antônio, foram utilizadas 1.558 novas luminárias em LED nas obras de melhoria, ampliação e regularização de iluminação pública. “Estamos investindo em lâmpadas de LED por possuírem um melhor desempenho e serem mais econômicas. Elas também têm uma vida útil bem maior, não causam danos à pele, por não emitirem radiação IV/UV, e não possuem metais pesados em sua composição”, completou.

Disque Iluminação

O secretário ainda reforça que, atualmete, Teresina é considerada uma cidade acesa, com índice de apagamento de apenas 3,8%. Isso é resultado das atividades de manutenção que também fazem parte da rotina da coordenação de iluminação, em que o teresinense tem agido como grande parceiro da Prefeitura fiscalizando e solicitando reparos.

“A população é nosso maior monitor, nos informa sobre pontos onde as lâmpadas não estão acendendo ou ficam constantemente acesas e também fazem denúncias sobre situações de vandalismo. Temos canais de comunicação direto por meio do Disque Iluminação (0800 280 4712), pela Ouvidoria do Município, pelo telefone (86) 3221-7050, ou por meio do COLAB.re, o aplicativo para celular disponível gratuitamente para todos os aparelhos com sistema Android ou IOS”, completou.


Comentários