Política

Prefeitura inaugura Ponto da Galera para atrair jovens

O objetivo do equipamento é promover a emancipação da juventude de Teresina

Domingo - 08/10/2017 às 14:10



Foto: PMT Ponto da Galera
Ponto da Galera

A Secretaria Municipal da Juventude inaugurou nesse sábado (07) o Ponto da Galera, um equipamento público para o desenvolvimento de serviços básicos de assistêncial social, esporte, lazer, cultura e desenvolvimento econômico para os jovens de Teresina, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. O Ponto da Galera, segundo o secretário Zé Filho, tem como principal objetivo de promover a emancipação da juventude da capital.

"Esse grande equipamento público contará com a participação de cinco secretarias [Semjuv, Fundação Wall Ferraz, Semel, Fundação Monsenhor Chaves, Semest e Semcaspi] levando serviços para as comunidades. Também equipada com duas salas multiuso em que poderemos promover aulas de capoeira, dança e esportes. Esse espaço que estamos colocando à disposição da população é essencial para que possamos levar diretamente às comunidades os serviços públicos a que elas têm direito", destaca Zé Filho.

O espaço que passa a servir à juventude da cidade antes era um Centro de Produção. O prédio foi completamente reformado, recebendo nova pintura, mais janelas, um novo forro e o muro foi aumentado. Ao todo, são oito salas, sendo duas multiuso, uma sala dedicada para as entidades e associações da região. O prédio também vai contar com uma sala para a Semcaspi, outra para a Fundação Wall Ferraz, uma vídeo-teca para ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. 

Além de prestar essas ações, o equipamento também tem o objetivo de estimular os jovens a buscarem qualificação, produzirem arte e cultura, discutirem melhorias para os bairros em que estão inseridos e, assim, se desenvolverem e ajudarem suas comunidades, proporcionar acesso a ações que assegurem seus direitos de cidadania, ampliando sua capacidade de construção de pensamentos e consciências transformadoras da realidade social. 

O equipamento está localizado na região da Grande Santa Maria da Codipi. A inauguração aconteceu neste sábado (07), junto com o Teresina em Ação, em que a Semjuv também participou com estande de emissão do Id Jovem, documento que garante à juventude de baixa renda o acesso a diversos direitos, como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Podem ser beneficiados jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Para ter acesso, é necessário ter família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses; estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, bem como ter em o Número de Identificação Social, que pode ser adquirido nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: