Corredores exclusivos para ônibus começam a funcionar no início de 2018

Os corredores passam por serviços de sinalização


Corredores exclusivos para ônibus

Corredores exclusivos para ônibus Foto: Divulgação

Os corredores exclusivos para ônibus das avenidas Barão de Gurgueia, Henry Wall de Carvalho, Miguel Rosa e João XXIII começam a funcionar no início de 2018. Segundo a Prefeitura de Teresina, os três primeiros corredores estão passando por serviços de sinalização horizontal e vertical e fazem parte do sistema de transporte público junto com os terminais de integração e estações de transbordo de passageiros.  

De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, José Falcão, além da sinalização horizontal, estão sendo implantadas as colunas para a instalação dos semáforos com botoeiras e faixas de pedestres. “Todas as estações que não ficaram localizadas próximo aos cruzamentos semaforizados irão contar com semáforos para pedestres com sinal sonoro, assim estaremos oferecendo uma travessia segura para as pessoas”, acrescentou.  Ainda conforme Falcão, as equipes estão trabalhando intensamente para conseguir finalizar a sinalização o mais rápido possível.

Na Avenida Barão de Gurgueia, zona sul da cidade, todas as estações de passageiros já estão com os aparelhos de ar condicionado instalados e, no momento, estão sendo instaladas os vidros das portas automáticas. O objetivo dos espaços é otimizar a circulação do transporte coletivo na capital, assim como facilitar o embarque e desembarque de passageiros. 


O próximo terminal de integração a ser inaugurado será o do Parque Piauí. Assim como nos outros sete terminais, a população poderá contar com uma estrutura moderna, equipada com internet, circuito interno de tv com programação informativa e aparelhos para carregar celulares, por exemplo.   


Junto com as estações de passageiros e os corredores exclusivos para ônibus, os oito terminais estão sendo construídos pela Prefeitura para receberem os passageiros que sairão dos bairros com destino ao centro da cidade. Já foram inaugurados os terminais Livramento e Itararé, na zona sudeste, e o do Bela Vista, na zona sul. 

Terminal de Integração do Bela Vista
Fase experimental  

A população já utiliza esses terminais de forma experimental para que possa se habituar ao novo modelo de transporte público e também para que a Prefeitura possa verificar possíveis problemas no sistema. A construção dos demais terminais, localizados nas zonas leste e norte, deverá ser concluída no final de 2018.  

 
Os ônibus das linhas alimentadoras sairão dos bairros com destino aos terminais de integração. Lá, os passageiros que seguirão com destino ao centro mudarão de coletivo e utilizarão os veículos que servirão às linhas troncais, em vias destinadas exclusivamente ao ônibus, diminuindo o tempo de viagem e conferindo mais conforto ao usuário, já que esses veículos serão equipados com ar condicionado. Aqueles que preferirem, poderão descer do coletivo nas estações de passageiros que estão sendo construídas ao longo dos corredores.  

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: