Prefeitura divulga resultado da seleção de artistas plásticos

Avaliação foi feita por comissão formada por representantes da Umbanda e Candomblé


A Prefeitura de Teresina divulgou nesta segunda-feira (7) o resultado da seleção de artista plástico para a confecção de esculturas em homenagem às religiões de matriz africana, Umbanda e Candomblé. A avaliação dos trabalhos e a seleção dos artistas foram feitas por uma comissão formada por representantes das duas religiões. 

Os trabalhos de quatro artistas/coletivo foram avaliados pela comissão, que levou em conta critérios de fidelidade ao tema proposto, criatividade, originalidade e exequibilidade da proposta. O artista Francisco Luiz Pereira da Silva, de inscrição número 01/2016, foi escolhido por unanimidade pela comissão.

“A comissão escolheu aquele trabalho que mais tinha a ver com a nossa identidade, que se adequou ao edital e também à cultura e à história das religiões de matriz africanas”, afirma Rondinele dos Santos, membro da Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda (ASPAJA). 

O artista plástico vencedor irá confeccionar as 13 esculturas que serão erguidas na Praça dos Orixás, localizada no bairro São Joaquim, área de intervenção do Programa Lagoas do Norte. 

“Toda a Praça dos Orixás, desde a sua localização, a concepção e o desenho final do projeto até a escolha dos artistas, está sendo feita em diálogo com o povo de terreiro, numa demonstração clara de respeito à sua fé, à sua ancestralidade e à sua cidadania”, disse o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim, lembrando que a comissão instituída para escolher as propostas dos artistas plásticos irá também acompanhar a execução dos trabalhos.

Confira o resultado: 

1° - Francisco Luiz Pereira da Silva – Inscrição 01/2016

2° - Francisco Ferreira Santos Filho – Inscrição 03/2016

3° - Clemilton Antônio dos Santos – Inscrição 04/2016

4° - Coletivo representado por Francisco Stênio Ferreira Barbosa – Inscrição 02/2016

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: