Educação

Prefeitura de Teresina prepara escolas para ensino de tempo integral

Quatro unidades de ensino funcionarão em novo formato no próximo ano.

Terça - 06/12/2016 às 21:12



Foto: Ascom Escola de tempo Integral
Escola de tempo Integral

Mais tempo na escola, novas práticas esportivas e orientação nas tarefas são alguns dos benefícios que chegam junto com as escolas de tempo integral, uma novidade da Prefeitura de Teresina para os estudantes do ensino fundamental em 2017. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está preparando, inicialmente, quatro unidades de ensino para funcionar em novo formato no próximo ano.

As escolas municipais Camillo Filho, Ubiracy Carvalho, Casa Meio Norte e Eurípides de Aguiar estão passando por adequações físicas e pedagógicas para permanecerem com os estudantes durante todo o dia, oferecendo, além das aulas regulares, reforço escolar, práticas esportivas, aulas no laboratório, entre outras atividades.

Segundo o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, as equipes escolares estão sendo consultados sobre a mudança, que atende metas essenciais dos planos nacional e municipal de Educação. A carga horária dos alunos passa de 800 horas para 1.400 horas no ano. “Mais tempo na escola significa aprender mais e com mais qualidade. Iniciaremos com estas escolas e a ideia é expandir, para que nos anos futuros possamos ter mais escolas em tempo integral. Um sonho para todo pai e toda mãe”, destaca.

A iniciativa segue modelos de educação que são sucesso dentro e fora do país, afim de qualificar a vida acadêmica dos estudantes. Para os especialistas, a escola de tempo integral ocupa os jovens com atividades diversificadas enquanto os pais trabalham, transformando o tempo ocioso em aprendizado.

Em Teresina, apenas uma escola atua com ensino de tempo integral atualmente. A Escola Municipal Areolino Leôncio da Silva atende alunos da região da Boquinha, zona Rural. Já para as crianças menores, cinco Centros Municipais de Educação Infantil funcionam nessa modalidade. Nos próximos anos, além das escolas de ensino fundamental que já estão passando pelas adequações, a Prefeitura anunciou a expansão do número de creches em tempo integral, recebendo crianças a partir do berçário.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: