Cidade

PMT e Caixa firmam acordo para PPPs e preveem construção de novo aeroporto

Serão feitas análises e busca de soluções para construção do aereporto, que depende do apoio Governo Federal
Fonte: PMT | Editor: Da Redação 13/05/2017 10:36
Caixa apoiará estudos para execução de projetos na capital Caixa apoiará estudos para execução de projetos na capitalFoto: Divulgação

A Prefeitura de Teresina assinou, na tarde dessa sexta-feira (12), no Palácio da Cidade, um compromisso de parceria com a Caixa Econômica Federal de vários projetos envolvendo concessões e parcerias. Participaram da reunião o prefeito Firmino Filho, o Secretário Municipal de Concessões e Parcerias (SEMCOP), Erick Elysio Amorim, o diretor executivo da Caixa, Antônio Gil Padilha, o superintendente da Caixa, Eliziomar Guimarães, e demais representantes da instituição e também da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN).

São diversos projetos na parte de resíduos sólidos, energia solar, estacionamentos. “Estão sendo realizados muitos estudos envolvendo concessões e parcerias. Empreendimentos que necessitam da assessoria técnica e financeira da Caixa. É preciso o apoio da Caixa para a execução dessas ações que melhorarão ainda mais a vida na nossa capital”, afirmou o prefeito.

Há 10 dias uma equipe da PMT foi à Brasília conversar com o presidente da Caixa sobre assuntos relacionados a PPP de Concessões e Parcerias. “É o primeiro município que a Caixa está assinando um memorando de entendimento e isso demonstra confiança nos projetos desenvolvidos em Teresina. Este memorando vai possibilitar que Caixa e Prefeitura trabalhem juntas a partir de agora nesses projetos”, disse o Secretário Erick Amorim.

Durante o encontro, também foi discutida a possibilidade de estudos para a construção do novo aeroporto de Teresina. Serão feitas análises e busca de soluções para esse plano, que depende do apoio Governo Federal.

Os projetos desenvolvidos na capital vêm dando certo e aumentando a credibilidade junto a instituições como Caixa e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que publicou nesta semana o edital para contratação dos consultores do projeto de estudos sobre iluminação pública, elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões. Teresina e Porto Alegre foram as primeiras capitais a darem início ao estudo, mais uma prova da confiança depositada no que está sendo executado na cidade.

O diretor executivo da Caixa, Antônio Gil Padilha, disse não ter dúvidas de que as parcerias darão certo e que os resultados positivos podem ser exemplo para outros municípios e garantiu o apoio da Caixa em todas as etapas necessárias. “A implantação de novos projetos de infraestrutura é uma ação estratégica indispensável à recuperação da economia nacional e a Caixa é reconhecida por possuir um corpo técnico altamente qualificado e com grande experiência em análise e acompanhamento de empreendimentos. Essa parceria da Caixa com o município de Teresina vai render bons frutos”, finalizou o diretor.

Comentários