Olhe Direito!

Olhe Direito!

Prefeitura de Teresina dá continuidade ao combate ao Aedes Aegypti

Quinta - 10/12/2015 às 16:12



Foto: Arquivo Dengue
Dengue
Diante das evidências da relação do vírus zika com outras enfermidades, está acontecendo uma intensificação em todo o país no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite esta doença, a dengue e chikungunya. A Prefeitura de Teresina tem feito a sua parte, realizado ações educativas e traçando novas estratégias.

Hoje (10), a partir das 14h30, será dada continuidade à capacitação dos agentes de endemias da Fundação Municipal de Saúde (FMS), desta vez contemplando os que atuam nas zonas Leste e Sudeste da capital. “O encontro é um momento de diálogo entre colaboradores para aprimorar o trabalho de detecção e eliminação de focos do mosquito”, explica a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra. O encontro terá um segundo momento amanhã (11), no mesmo horário, com os agentes da zona Sul. A expectativa é receber uma média de 100 profissionais em cada dia.

Será amanhã também a reunião do Comitê de Mobilização Comunitária, a partir das 9h da manhã, no auditório da FMS. O encontro, promovido em caráter de emergência, tem como pauta traçar estratégias urgentes e eficazes que impeçam o avanço dos agravos da zika, dengue e chikungunya na capital. “Precisamos pensar em ações para contribuir no combate ao mosquito, de forma a envolver toda a comunidade e estimular o trabalho coletivo”, explica Julia Santos, coordenadora de Educação em Saúde da FMS.

O Comitê de Combate à Dengue é formado por diversos órgãos da saúde, educação, desenvolvimento urbano e rural. Ele tem como finalidade elaborar programas permanentes e promover a integração das ações de controle da dengue na atenção básica, com a mobilização do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família.

A Prefeitura de Teresina está realizando ainda uma série de reuniões para preparar seu plano de enfrentamento contra o Aedes Aegypti, mas conta com a ajuda de todos nesta guerra.

“Devemos tirar ao menos 10 minutos do nosso tempo para verificar toda semana nossos locais de moradia, trabalho e estudo. Nesse embate só podemos ser vitoriosos se combatermos juntos a causa da doença, que é o mosquito”, afirma o prefeito Firmino Filho. “O que está em jogo é o futuro da nossa cidade. É necessário que tenhamos sobriedade para todos enfrentarmos a zika. Não precisamos de pânico, mas de discernimento para enfrentarmos o problema da forma mais lúcida possível”, finaliza ele.

Disque Dengue

A FMS disponibiliza também um número gratuito para qualquer demanda relacionada ao Aedes Aegypti. É o Disque Dengue, que funciona no telefone 0800 286 0007. “O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h e não apenas recebe denúncias de focos do mosquito, como também atende solicitações de visitas de agentes de endemias e tira dúvidas sobre o problema”, diz Oriana Bezerra.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: