Geral

Prefeitura de Teresina conclui 50% da cobertura do Mercado do São Joaq

Zona Norte São Joaquim Mercado Ampliação Reforma

Quinta - 24/09/2015 às 15:09



Foto: Alepi/Caio Bruno Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho
A reforma e ampliação do Mercado Rui Barbosa, mais conhecido como Mercado do São Joaquim, localizado no bairro de mesmo nome, zona Norte de Teresina, está com 50% da nova cobertura metálica concluída. A obra teve início no mês de maio e também já estão sendo finalizados os banheiros e os boxes dos permissionários.

O engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) e responsável pelo acompanhamento e fiscalização obra, Benigno Lopes, explica que o mercado continua acomodando os vendedores na área antiga.

“Nós dividimos duas áreas do mercado e, quando concluirmos uma, começaremos a outra. Essa foi a forma que a Prefeitura de Teresina encontrou para que não prejudicasse a venda dos permissionários.

Então, mesmo estando em reforma, o mercado ainda abriga os vendedores na parte antiga. A primeira parte já tem a cobertura e, agora, nós estamos finalizando os acabamentos internos, piso, revestimento e instalações. Essa ação não vai atrasar a obra, que está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2016”, garante o engenheiro.

Maria Rodrigues é permissionária do mercado e continua com suas vendas na parte antiga. Ela explica que está ansiosa pela conclusão da obra: “Eu não posso parar com as vendas no mercado porque essa é a minha única renda e, com esse dinheiro, eu sustento minha casa, que tem quatro pessoas. Então, poder continuar no meu local de serviço durante a obra foi uma dádiva e tenho muita fé de que minhas vendas só vão melhorar com a entrega do mercado reformado”, declara.

A obra contemplará ainda a integração dos segmentos desenvolvidos no prédio, reabilitando as áreas sem função, e a construção de uma nova praça de alimentação, com área de mesas e três lanchonetes/restaurantes. A reforma é parte do Programa Lagoas do Norte e está orçada em R$ 1.410.371,97, com recursos próprios da Prefeitura de Teresina e do Ministério das Cidades.

“A obra é muito complexa, toda a estrutura do Mercado do São Joaquim está sendo reformada, garantindo à cidade um novo mercado público, dimensionado de acordo com os padrões e conceitos de funcionamento para esse tipo de equipamento. A reforma fortalecerá o comércio local e ampliará o papel do mercado em seu contexto turístico e regional”, acrescenta Benigno Lopes.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: