Geral

Prefeitura de Teresina conclui 40% da obra do Mercado do São Joaquim

São Joaquim Mercado Reforma Obra Teresina

Terça - 24/11/2015 às 16:11



Foto: Alepi/Caio Bruno Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho
A Prefeitura de Teresina está realizando a obra de reforma e ampliação do Mercado Rui Barbosa, mais conhecido como Mercado do São Joaquim, localizado no bairro de mesmo nome, zona Norte da capital. Já foram concluídos os banheiros e boxes dos permissionários e agora estão sendo finalizados os acabamentos internos, piso, revestimento e instalações.

De acordo com engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) e responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra, Benigno Lopes, o mercado já está com 40% da reforma concluída.

“Já finalizamos os banheiros e boxes dos permissionários e quase toda a cobertura metálica. No novo mercado teremos três lanchonetes internas e outras três externas, além de espaço para chaveiro, loja de cereais e banheiros coletivos e individuais com acessibilidade. Agora nós estamos realizando as instalações elétricas, concretagem da caixa dágua, cobertura das lanchonetes, revestimento em cerâmica dos locais para venda de peixes e carnes e o forro das novas instalações”, declara Benigno Lopes.

Mesmo durante a reforma, o mercado ainda abriga os vendedores com o intuito de não prejudicar a venda dos permissionários. Ezequias Sousa é permissionário do mercado e conta que está ansioso pela conclusão da obra. “Eu trabalho aqui desde a inauguração do mercado. Durante todos esses anos não tenho do que reclamar, porque é daqui que tiro o meu sustento, mas acredito que, com a reforma, tudo vai mudar. Nossas vendas vão aumentar e nossas instalações serão bem melhores. O pessoal vai ter gosto de entrar no mercado e com isso ganharemos mais clientes. Estou muito satisfeito em estar no mercado mesmo durante as obras, porque esse é meu único trabalho. E, acredite, eu já estou conseguindo ver melhorias nas minhas vendas”, comemora.

A obra contemplará ainda a integração dos segmentos desenvolvidos no prédio, reabilitando as áreas sem função e a construção de uma nova praça de alimentação, com área de mesas e lanchonetes/restaurantes. A reforma é parte do Programa Lagoas do Norte e está orçada em R$ 1.410.371,97, com recursos próprios da Prefeitura de Teresina e do Ministério das Cidades.

“A obra é muito complexa. Toda a estrutura do Mercado do São Joaquim está sendo reformada, garantindo à cidade um novo mercado público, dimensionado de acordo com os padrões e conceitos de funcionamento para esse tipo de equipamento. A reforma fortalecerá o comércio local e ampliará o papel do mercado em seu contexto turístico e regional”, finaliza o engenheiro Benigno Lopes.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: