Geral

Prefeitura de Teresina afirma está com tudo pronto para o Corso 2015

Concurso ASCAMTE FMCMC Corso Avenida

Sexta - 06/02/2015 às 16:02



Foto: portaldaclube Corso
Corso
A capital piauiense vai mais uma vez receber a sua maior festa popular. Amanhã (07) o Corso de Teresina vai mostrar novamente porque se tornou o maior desfile de carros decorados do mundo. O evento vem em 2015 com um aparato ainda maior, oferecendo mais conforto e segurança aos foliões.

A iniciativa é da Prefeitura de Teresina e tem a coordenação geral da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC). De acordo com o presidente da FMCMC, Lázaro do Piauí, a edição deste ano promete ser a mais organizada na nova era do evento. “Nos últimos dois anos fizemos ajustes para garantir mais mobilidade e segurança ao corso. Mas quem comanda a festa é o povo. É ele que decide como quer brincar. O importante é que no chão ou no caminhão, todos possam se divertir e aproveitar a festa”, ressalta.

O Corso 2015 vai acontecer no dia 07 de fevereiro, com concentração a partir das 15h. O desfile será realizado a partir do início da Avenida Marechal Castelo Branco, no balão próximo ao CFAPI. Desse ponto o corso segue pela avenida até o balão em que a Marechal cruza com a Avenida Duque de Caxias. Ele segue pela avenida, usando a contramão (deixando a outra faixa livre), retorna pela Avenida Petrônio Portela, também pela contramão (deixando a outra faixa livre), atravessando a ponte e prosseguindo pela Avenida Raul Lopes. O trajeto percorrerá toda essa avenida acabando no balão de acesso a Ponte Wall Ferraz, onde será a dispersão.

Segurança

A organização do Corso de Teresina tem deixado bem claro que a segurança é a maior prioridade no que diz respeito à estrutura oferecida aos foliões. Tanto que um grande esquema foi montado nesse sentido. A Polícia Militar vai levar para o evento cerca de 800 policiais, que estarão espalhados por todo o percurso. A operação terá início às 8h da manhã de sábado e só será encerrada às 3 horas da madrugada de domingo, depois do desfile concluído.

O comando da PM estará centralizado na Avenida Raul Lopes, embaixo da Ponte Estaiada. Serão colocados 28 elevados espalhados pela via, para que os policiais possam acompanhar a movimentação. Outra novidade é um ponto de observação da polícia, no Mirante da Ponte Estaiada. A Polícia Militar vai levar para o corso 47 viaturas, 50 motocicletas, um helicóptero e cavalaria com 14 conjuntos montados. Além disso, ainda terá os batalhões especializados: Ambiental, Aéreo, Trânsito, Bope, Rone, Ronda Cidadão e homens da inteligência, que estarão à paisana, espalhados entre os populares.

A Polícia Civil disponibilizará uma Delegacia Móvel, que também ficará localizada no Complexo da Ponte Estaiada. Os casos mais graves serão encaminhados para o 12º Distrito. O efetivo será de 30 policiais, sendo três delegados, distribuídos em pontos estratégicos do percurso. O esquema de segurança será reforçado também pela Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, além da segurança particular contratada pela FMCMC.

Saúde

Para garantir atendimento em casos mais simples durante o corso, que acontece no próximo sábado (07), a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) vai reforçar a escala de profissionais no Hospital do bairro Primavera, zona Norte da capital, e preparar enfermarias masculinas e femininas para os pacientes que necessitarem de internação. Os casos mais graves, como demandas cirúrgicas, serão encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina Profº Zenon Rocha (HUT), que também está preparado para o aumento na demanda de atendimento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina (SAMU) terá três pontos de atendimento ao longo do percurso do Corso de Teresina. A estrutura do SAMU no corso vai contar com um ponto de atendimento fixo na ponte Estaiada. Além deste, dois pontos móveis estarão disponíveis. O trabalho será realizado com o apoio do Corpo de Bombeiros, que terá um ponto de atendimento fixo próximo à rotatória da ponte da Primavera.

A Coordenação de DST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai concentrar as ações em um stand localizado embaixo da Ponte Estaiada, onde ocorrerá a distribuição de preservativos e orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Os trabalhos começam a partir das 14 horas. A Fundação Municipal de Saúde dispõe de um milhão de preservativos para distribuição durante o carnaval.

E tem outra preocupação na área da saúde. O Ministério da Saúde instituiu o dia 07 de fevereiro, próximo sábado, como o segundo dia D de Combate a Dengue e Chikungunya. Em Teresina, como a data coincide com o dia do Corso, a Fundação Municipal de Saúde decidiu levar à avenida Raul Lopes mensagens de alerta aos foliões. Faixas com o tema “Caia na folia, mas não brinque com o mosquito” vão lembrar a importância da prevenção e da eliminação de focos do mosquito transmissor das doenças.

Trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) organizou um plano de operação. O trabalho será feito de forma integrada com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) e Samu. A operação será realizada nas Avenidas Marechal Castelo Branco (local de concentração dos caminhões) e Raul Lopes (local de percurso do Corso), nas pontes e nas vias de acesso dos locais de concentração e percurso do evento, a fim de proporcionar maior mobilidade, segurança e tranquilidade aos foliões.

De acordo com o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Coronel Jaime Oliveira, a operação será realizada nos três turnos e finalizada somente ao término da festa. A partir da noite de sexta-feira (06), os foliões já poderão levar seus caminhões para serem posicionados em toda a extensão da Avenida Marechal Castelo Branco. O trânsito nas vias começará a ser alterado a partir das 5h da manhã de sábado.

A prefeitura também organizou pontos de táxis e mototáxis próximos ao local do evento. Os pontos de táxis ficarão localizados nas avenidas Coronel Costa Barros, Elias João Tajra, Jóquei Clube, no Balão da Avenida Universitária e no acesso à Potycabana. Já os pontos de mototáxis ficarão nas Ruas Anfrísio Lobão, José Paulino e Senador Cândido Ferraz.

Os transportes coletivos da zona Sudeste via Shopping com destino ao Centro seguirão pela Avenida João XXIII, entrando na Rua Miguel Arcoverde, segue curso normal e na volta, Centro/bairro, o desvio será pela Rua Pedro Conde, segue o percurso normal. Com relação aos desvios dos ônibus da zona Sul via Barão de Castelo Branco com destino ao Centro o desvio será pela Avenida São Raimundo e na volta do Centro para o bairro os ônibus passarão pela Rua João da Cruz Monteiro / Avenida São Raimundo.
Meio ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) vai realizar um projeto de educação ambiental durante o Corso de Teresina, chamado de “Corso na pegada do carbono”. A ação vai acontecer hoje (06) e amanhã (07) e terá como base a questão de emissão de gases de efeito estufa lançados na atmosfera pelos caminhões, barracas e camarotes presentes no evento.

Técnicos da secretaria irão inspecionar os veículos, barracas e camarotes coletando dados como consumo de GLPs, tipo de rede utilizada e potência de gerador, munidos de materiais educativos sobre a emissão dos gases poluentes. Os ambientes que estiverem dentro dos padrões considerados normais receberão um selo verde. Depois do levantamento dos dados será feito um cálculo com base no protocolo de gases de efeito estufa do instituto CO2 Zero, que resultará numa quantidade de plantas equivalentes ao número de gases emitidos, que serão plantadas no bosque do Corso como compensação ambiental para cidade de Teresina.

Fiscalização e limpeza

A fiscalização da SDU Centro-Norte também irá atuar durante o Corso. Segundo o gerente da área, Enéas Costa, uma equipe composta de 15 fiscais e seguranças vão reforçar os trabalhos, também atuando conjuntamente com a SDU Leste. Eles terão um carro de apoio para os fiscais e também containers para recebimento do lixo, tanto na avenida Raul Lopes como na Marechal Castelo Branco. Os homens ficarão atentos para evitar abusos por parte dos barraqueiros ou de quem insistir em se aproveitar da festa para sujar a cidade.

Proteção a criança e ao adolescente

O Corso de Teresina esse ano contará com a atenção redobrada no que diz respeito à violação de direitos de crianças e adolescentes que participam da festividade. A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), por meio dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), realiza a ação “Nesse carnaval abuse da alegria e entre no bloco da cidadania”, com atividades de mobilização e busca ativa durante a festividade.

Aproximadamente 40 Agentes de Proteção Social (APS), profissionais que devem realizar tal ação, serão espalhados em pontos estratégicos do Corso no propósito de identificar atividades e situações que negligenciem os direitos humanos e sociais, priorizando o enfrentamento ao trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, vendas de bebidas alcoólicas para essa faixa etária, preconceito e discriminação; situações que costumam se intensificar na período carnavalesco.

Na ocasião, as equipes de APS também vão realizar abordagens, panfletagem e orientações ao público, com a entrega de kits informativos que contém o número do disque cidadania e do disque direitos humanos, para que dessa forma, as pessoas que identificarem algum tipo de atividade que ponha em risco os direitos humanos, e principalmente da criança e do adolescente, possam fazer a denúncia.

Combate à violência doméstica

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPM) fará campanha de conscientização durante o Corso. A campanha tem como objetivo coibir a violência contra a mulher e levar reflexão sobre atos violentos durante o carnaval. Durante o percurso haverá distribuição de leques informativos de combate à violência contra a mulher. Ao todo serão distribuídos cinco mil leques informativos. O material conterá informações relacionadas à Lei Maria da Penha e o telefone para denúncias de violência contra a mulher.

Acessibilidade

As pessoas com deficiência, na edição do Corso de 2015 em Teresina, terão garantidos, mais uma vez, acessibilidade e conforto durante o evento. A Prefeitura de Teresina, junto à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina (CONADE-TE), definiu as estratégias para isso.

Para tanto, ficou definido que as pessoas com deficiência terão caminhão exclusivo, que deverá, pela primeira vez, abrir alas no desfile. O caminhão será equipado com rampas de acesso, que poderão melhorar a locomoção dos foliões. Terá vagas para 20 pessoas e também maior segurança em relação ao do ano passado, já que essa rampa será fixa. Além disso, a banda Xenhenhém estará no caminhão durante o percurso na avenida.

Na avenida onde acontece o evento será montado também um camarote com 49m² para as pessoas com deficiência. Participarão entidades que lutam pela causa no município de Teresina. Para abrilhantar mais ainda a festa, foram escolhidos também o rei e rainha da acessibilidade 2015 do carnaval de Teresina, são eles Maria José e Wilson, ambos pertencentes à Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (ASCAMTE).

Concurso para os jovens

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, lança amanhã (07) o Concurso com o tema: “Juventude no Corso”, que tem por objetivo incentivar a produção de fotografias por jovens e mobilizar a juventude na produção cultural, incluindo a livre criação e o acesso aos bens e serviços culturais.

Dentro da programação do evento, a Secretaria da Juventude terá um estande para a juventude com vários atrativos. No estande da SEMJUV, localizado bem próximo à ponte Estaiada, haverá um painel colorido com acessórios e adereços para os jovens fazerem fotos, Wi Fi e distribuição de squeeze e leques.

Podem participar do concurso jovens entre 15 e 29 anos, que deverão fazer uma foto dentro do estande da Semjuv e postar no perfil pessoal do facebook ou instagram com a hastag #juventudenocorso. As postagens deverão ser feitas a partir das 16h do sábado (07) até às 8h da segunda-feira (09). Concorrerão apenas as fotos feitas dentro do estande da Semjuv.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: