Prefeitura de Teresina adota medidas para melhorar atendimento de saúd

Prefeitura de Teresina FMS Doenças Saúde Chuvas


Secretário  Luciano Nunes (PSDB)

Secretário Luciano Nunes (PSDB) Foto: Paulo Pincel

A mudança climática e a intensificação das chuvas têm aumentado a ocorrência de doenças respiratórias, viroses, dengue e, consequentemente, a procura por atendimentos de urgência na rede pública de saúde. Para atender esta demanda, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), da Prefeitura de Teresina, estão articulando medidas para agilizar e melhorar o atendimento nos Hospitais Municipais e Unidades Básicas de Saúde.

Em reunião realizada na FMS com diretores de hospitais e regionais de saúde e com os presidentes da FMS, Luciano Nunes, e FHT, Fátima Garcês, ficou definido que será criada uma comissão para qualificar o atendimento de urgência na capital. “A saúde é uma só e precisamos buscar essa otimização e racionalização dos procedimentos adotados nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde. Precisamos diminuir essa demanda crescente nos hospitais, minimizar filas e diminuir o desconforto da população, especialmente nesse momento delicado que não acontece apenas em Teresina, mas no país todo, com o aumento dos casos de viroses”, explicou o presidente da FMS, Luciano Nunes.

Na reunião foram apontados alguns encaminhamentos que devem ser adotados em curto prazo de tempo, como a possibilidade de oferta de mais vagas na urgência para a atenção básica, bem como a garantia de atendimento qualificado para otimizar os serviços. “Para que a rede funcione de forma satisfatória precisamos de uma integração maior entre os hospitais e as unidades de saúde. E isso será fortalecido com a criação dessa Comissão, que efetivará a qualificação dos atendimentos para que a população não fique em hipótese alguma desassistida, afirmou a presidente da FHT, Fátima Garcês.

O presidente da FMS, Luciano Nunes, também explicou a necessidade de conscientização da população para a otimização dos atendimentos. “As pessoas precisam ser informadas e saberem quis são os procedimentos que são ofertados nos hospitais e nas unidades de saúde para que de fato saibam onde procurar o atendimento. Iremos desenvolver campanhas e essa conscientização vai facilitar a qualificação do atendimento e diminuir as demandas livres que acontecem tanto nos hospitais como nas unidades de saúde”, acrescentou.

Fonte: Mayara Sousa

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: