Municípios

Prefeitura de Jatobá do Piauí anuncia data para Festa da Melancia

festa da melancia Jatobá data divulgada

Segunda - 22/02/2016 às 21:02



Foto: CCom O quilo da melancia está custando R$ 0,50 na Ceapi
O quilo da melancia está custando R$ 0,50 na Ceapi
Criada há 14 anos, sendo um dos primeiros eventos do gênero no Piauí, a Festa da Melancia em Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) já tem data para acontecer em 2016. Será dia 19 de março. O anúncio foi feito pelo prefeito Dalberto Rocha, depois de reunião com equipe de governo e parceiros.

A festa acontece no Galpão da Melancia, no Povoado Tamarindo, as margens da rodovia PI-320, que liga Jatobá à BR-434, em Campo Maior, a cidade-mãe. O evento vem crescendo a cada ano e despertando a atenção da imprensa nacional, devido a atrações bem inusitadas como dançar com a melancia na cabeça e a competição do maior comedor da fruta. Na última edição, em 2014, a modelo Andressa Soares “Mulher Melancia” foi uma das estrelas da festa ao gravar matéria para a TV Record.

Em 2015 a festa não aconteceu devido à baixa produtividade e os plantadores decidiram em reunião, que o município não tinha o que comemorar.

EMBRAPA DESENVOLVE PROJETO NO MUNICÍPIO

Nos últimos anos uma praga vem prejudicando a safra. O complexo sintomatológico é denominado pelos produtores como “rabo de raposa”, queima foliar “fruto fofo”, mas agrônomos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) analisaram amostras do solo, raízes, caule, folhas, meristema e frutos de plantas afetadas.

Laudo de avaliação fitossanitária mostrou que um conjunto de fatores vem prejudicando a frutas. Tripes, Mosaico (virose) da melancia e seu vetor; Mancha de cercóspora (Cercospora citrullina); e Síndrome hídrica (fluxo irregular de água ao longo do desenvolvimento dos frutos) são as principais causas.

Já foram feitas três oficinas com plantadores de melancia ao longo do ano passado e agora começa a ser desenvolvido um grupo de acompanhamento das plantações, inclusive com um pelotão mirim com jovens capacitados para identificar, com antecedências a praga dos pulgões e tripés, principal causador do amarelamento das folhas, que acaba impedido o desenvolvimento satisfatório do fruto.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: