Municípios

Prefeitura de Batalha investe na produção de ração para gerar renda

Agricultura Familiar Campo Empregos Projeto Chuvas

Terça - 12/05/2015 às 16:05



No Brasil, a agricultura familiar responde por sete de cada 10 empregos no campo. Um dos setores que mais têm crescido é a produção de ração artesanal. Pensando nesse potencial, a Prefeitura de Batalha lançou o projeto Ração Alternativa, que pretende incentivar a produção local de ração.

Inicialmente, o projeto visa à produção de silagem e feno, utilizadas na alimentação de bovinos, caprinos e ovinos, dentre outros. A produção das rações será possível a partir de uma parceria entre a Prefeitura e beneficiários do projeto, que receberão do Governo Municipal os equipamentos adequados para fabricação do alimento.

De acordo com Teresinha Lages, prefeita de Batalha, o projeto deve dar destino aos grãos prejudicados pelas poucas chuvas deste ano. “Este ano o inverno foi fraco e a produção de milho em Batalha foi comprometida com espigas ruins. Portanto, o processo de produção da ração poderá utilizar os grãos das plantações prejudicadas pelas poucas chuvas”, frisa.

A gestora também ressalta que a produção de ração artesanal, como parte da agricultura familiar, favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivos e menor uso de insumos industriais.

Anselmo Feitosa, secretário de Agricultura de Batalha, destaca as oportunidades geradas pelo projeto Ração Alternativa. “Através do projeto Ração Alternativa, nossos agricultores e pecuaristas poderão produzir sua própria ração, que pode ser aproveitada para alimentação dos seus animais ou vendidas, o que gera emprego e renda”, afirma o secretário.

Para participar do projeto, os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria de Agricultura do município, localizada no prédio da Prefeitura de Batalha, Praça da Matriz, 141, centro.

Fonte: Ascom - Batalha

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: