Municípios

Prefeitura de Água Branca recebe palestra sobre Direito Previdenciário

Sexta - 29/09/2017 às 12:09



Foto: Reprodução Foto
Foto

Com o objetivo de conscientizar os idosos sobre seus direitos, a Prefeitura de Água Branca realizou uma palestra sobre Direito Previdenciário para os idosos que participam das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A ação foi realizada nesta quinta-feira (28), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com acadêmicos do curso de direito do Centro Universitário Uninovapi, de Teresina.

O evento foi realizado através de um projeto desenvolvido pelos alunos da disciplina de Direito Previdenciário, idealizado pela professora Auricélia do Nascimento Melo. A palestra também utiliza uma cartilha ilustrada e explicativa sobre o assunto, com o título “Vovô quer se aposentar”. Entre os temas abordados pelo projeto, estão a Saúde e Assistência Social; Aposentadoria por Invalidez; Aposentadoria Especial; Salário-família; Auxílio-reclusão e Pensão por Morte.

A secretária de Assistência Social de Água Branca, Danielly Sousa, afirma que o conhecimento socializado é fundamental para o esclarecimento dos direitos. “Nosso país está num momento onde discutir a questão da previdência é muito importante, por isso buscamos realizar esse momento. A aposentadoria e toda a questão da previdência são parte da área assistencial, garante um bom atendimento social e apoio para as famílias. Vale ressaltar que Água Branca é o primeiro município que recebe o projeto realizado pelos acadêmicos da Uninovafapi”, diz.

Anderson Moura, estudante de Direito que participa do projeto, afirma que o objetivo é compartilhar conhecimentos e esclarecer sobre o tema de forma simples e clara, utilizando uma linguagem de fácil entendimento pela sociedade. “O tema da previdência social está em plena discussão, inclusive pela questão da reforma da previdência. Nossa intenção é esclarecer essas pessoas que muitas vezes não têm oportunidade de ter acesso a informações seguras. Buscamos utilizar uma linguagem clara, pois entendemos que o conhecimento compartilhado é a engrenagem para o desenvolvimento da sociedade. Além de realizar a palestra e distribuir a cartilha, nós também nos colocamos à disposição para esclarecer dúvidas posteriores, deixamos nosso telefone, pois muitas vezes as pessoas têm vergonha de nos abordar durante a palestra. Essa foi nossa primeira oportunidade de trabalhar esse material fora de Teresina, recebemos o convite através da secretária Danielly e estamos muito felizes de dividir esse conhecimento”, finaliza Anderson Moura.

Além de Anderson, também participaram do evento os estudantes Felipe Martins e Felipe Borges.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: