Olhe Direito!

Olhe Direito!

Prefeitura convoca público alvo para campanha de vacinação

Segunda - 08/06/2015 às 17:06



Foto: Arquivo Vacinação contra gripe
Vacinação contra gripe
A Prefeitura de Teresina convoca toda a população dentro do público-alvo para se vacinar contra a influenza (gripe). Todas as 104 salas de vacina estão abastecidas e funcionando normalmente, para garantir que todos recebam sua dose até a próxima sexta-feira, 12 de junho.

A prorrogação da campanha foi uma recomendação do Ministério da Saúde, voltada aos estados que ainda não conseguiram alcançar as metas preconizadas. Deverão se vacinar todos as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde.

Estes grupos são considerados os mais suscetíveis às complicações da gripe, como a pneumonia. “A vacina é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos, reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”, conta o presidente da FMS, Luciano Nunes. A vacina protege contra os tipos mais comuns da doença, causados pelos vírus H1N1, H3N2 e B.

A FMS faz um apelo para que ninguém fique de fora. “Nesta época de encerramento das chuvas é mais frequente o número de casos de complicações respiratórias. Como a vacina demora 15 dias a fazer efeito, é preciso que as pessoas sejam imunizadas o mais rápido possível”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Amariles Borba garante ainda que a vacina é totalmente segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. As únicas contraindicações são para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha. A meta de Teresina é imunizar 152.358 pessoas.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: