Geral

Prefeitos devem tirar animais das estradas

retirar estradas animais prefeitos

Sábado - 25/06/2011 às 11:06



 A Associação Piauiense de Municípios (APPM) mobilizou vários órgãos de trânsito do Estado para reduzir o número de acidentes com animais nas estradas. O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Bocaina, Francisco de Macêdo Neto, esteve reunido com o diretor do Detran, José Antônio Vasconcelos, com o prefeito de Campo Maior e ex-deputado estadual Paulo Martins, com Gemma Barroso, da Escola de Educação no Trânsito e representantes da Polícia Rodoviária Federal. A reunião foi realizada com o objetivo de firmar uma parceria entre os órgãos.

Nos últimos três anos, foram registrados mais de 800 acidentes, com 22 mortes em virtude da permanência de animais nas estradas. Essa é a segunda maior causa de acidentes nas estradas, pois a primeira acontece em virtude da imprudência dos motoristas e teve aproximadamente 300 pessoas feridas.

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), José Antônio Vasconcelos, pontuou sobre como os municípios devem proceder para evitar acidentes com animais nas estradas. “Essa questão é de interesse municipal, pois o prefeito é que tem o poder para retirar os animais. Procuramos a APPM para buscar apoio, pois estamos em um verdadeiro caos de trânsito no Piauí, reclama o diretor.

O Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Ciro Ricardo, informou que 10 municípios piauienses já fizeram adesão ao pacto para diminuir acidentes provocados por animais nas estradas piauienses. “A PRF buscou a parceria com a APPM para mobilizar os municípios para que eles celebrem o convênio com a Strans e PRF e prendam os animais soltos”, comentou Ciro Ricardo.

Vasconcelos enfatizou que a APPM é a instituição mais adequada para mobilizar os prefeitos e resolver o problema dos animais nas estradas, pois, segundo ele, cuidar do trânsito é uma boa política. “O prefeito tem que ter uma mentalidade de proteger o cidadão,
fazendo com que ele seja habilitado e com isso ele irá garantir o seu voto.

O Detran presta o apoio jurídico legal a cada prefeito e solicita aos prefeitos que realizem a municipalização de trânsito, o que gera muitos benefícios para o município”, observou.

Fonte: APPM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: