Educação

Prefeito participa de encontro nacional para melhorar gestão da educação

Programa Formar alinha os esforços entre secretarias de educação e escolas
Fonte: PMT | Editor: Redação 10/03/2018 08:49
Prefeito participa de encontro nacional para melhorar gestão da educação Prefeito participa de encontro nacional para melhorar gestão da educaçãoFoto: Ascom

Em busca de aperfeiçoar a educação pública municipal, o prefeito Firmino Filho e uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec) estão em São Paulo para um encontro nacional do Programa Formar. O evento acontece na sede do instituto de ensino INSPER, e é promovido em parceria com a Fundação Lemann.

A Fundação é uma organização sem fins lucrativos cujo trabalho é apoiar pessoas e organizações que dedicam suas vidas a solucionar os principais desafios sociais do Brasil. Enquanto isso, o Programa Formar alinha os esforços entre secretarias de educação e escolas, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

O objetivo do encontro realizado em São Paulo é integrar redes de ensino de todo o país para melhorar a gestão das secretarias e, consequentemente, das escolas municipais, resultando na melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.

Na prática, os gestores de Teresina estão recebendo suporte de profissionais com grande experiência em gestão de redes públicas de ensino para analisar os processos pedagógicos. O diálogo deve auxiliar todo o planejamento e organização da Semec, focando no fortalecimento da sintonia com as escolas e levando em consideração a realidade local.

A educação de Teresina é referência nacional, destacando - se com o melhor IDEB entre as capitais do Nordeste e terceiro melhor entre as capitais do país. Segundo o prefeito, um dos fatores primordiais para o sucesso da Rede é o planejamento estratégico da educação municipal. “Cada passo é planejado, monitorado e avaliado, investindo fortemente na qualidade da educação ofertada para a meninada. Para isso nos valemos de parceiros, especialistas em gestão, que nos apoiam no estudo das estratégias”, afirma Firmino.

Durante a viagem, o grupo discutiu os desafios e oportunidades da rede, revisando o conjunto de ações importantes para o resultado final da escola, passando pelas decisões da secretaria à aplicação em sala de aula. A ideia é fortalecer cada vez mais o trabalho coletivo entre professores, gestores escolares e equipe da secretaria.

Comentários