Municípios

Prefeito garante Seguro Safra para os produtores rurais de Campo Maior

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Chaguinha, a essa é uma das fases do processo para do Seguro Safra.

Sexta - 16/12/2016 às 12:12



Foto: Ascom Seguro Safra para produtores rurais
Seguro Safra para produtores rurais

Prefeito garante Seguro Safra para os produtores rurais de Campo Maior

Nesta quinta-feira (15) o Conselho do Desenvolvimento Rural se reuniu e homologou a lista de cerca de 800 trabalhadores rurais que tem interesse em adquirir a garantia safra em caso de perda. A reunião contou com a presença de representantes da ADAPI, Emater, SDRM, STTR, dos conselheiros e do Prefeito de Campo Maior, Paulo Martins.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Chaguinha, a essa é uma das fases do processo para do Seguro Safra. “Primeiro foi a inscrição, agora a homologação e em seguida será gerado os boletos pelo MDA”, informou explicando que o plantio será fiscalizado e só terá direito a receber o recurso do seguro quem tiver mais de 50% de perda na produção.

O valor pago aos segurados é de R$ 850 reais dividido em 04 parcelas. O valor total pode ser superior a R$ 700 mil reais, recurso que ajuda a aquecer a economia do município. “É pouco, mas para quem perde a safra, dá pelo menos para comprar as sementes para o ano seguinte”, concluiu Chaguinha.

O Prefeito Paulo Martins disse que o seguro é pago através de uma união entre o Município, Estado, Governo Federal e o produtor onde cada um entra com uma parte do valor. “A gente deve comemorar quando não tem perda. Esperamos que o Senac, IFPI, Pronatec possam criar o conhecimento para que um dia a gente nossos trabalhadores possam produzir com orientação mais técnica e não perder produção”, comentou o gestor. Ele finalizou dizendo que a parte que compete ao município já foi feita. “Fizemos nossa parte, que foi pagar. Agora é aguardar o inverno e esperar que tenha uma boa produção”, concluiu.

Não é possível mais habilitar ninguém. A lista que se falou há poucos dias é da safra 2015/2016, que vai atender 596 agricultores. A homologação que aconteceu nesta quinta-feira (15) foi referente a garantia safra de 2016/2017.

Fonte: ascom Campo Maior

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: