Cidade

Prefeito Firmino Filho visita Feira de Inovação Tecnológica

Segunda edição da INOVATECH aconteceu na quarta-feira (1º)
Fonte: Prefeitura de Teresina | Editor: Redação 02/11/2017 09:32
Firmino Filho visita INOVATECH Firmino Filho visita INOVATECHFoto: Renato Bezerra

Incentivar a pesquisa e a inovação criando soluções diferenciadas para problemas reais da sociedade com essa finalidade o Colégio Objetivo realizou, nesta quarta-feira (1º), no Teresina Shopping, na zona Leste da capital, a II Feira de Inovação Científica, Tecnológica e de Empreendedorismo – INOVATECH.

Foram apresentados 46 projetos de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e os trabalhos tiveram auxílio de professores e pesquisadores das universidades do estado.

O prefeito Firmino Filho visitou os estandes e ficou impressionado com a qualidade das ideias. “Cada uma das equipes procurou produzir soluções para um planeta mais sustentável. Muitas coisas inspiradoras, como uma ideia que é uma reciclagem que daria direito a um ticket de desconto nas lojas e isso é muito semelhante ao que estamos estudando sobre a taxa de lixo que pensamos em colocar em prática a ideia de que aquelas famílias que fizerem reciclagem poderão ter abatimento na taxa do lixo, ou seja, uma maneira de reduzir a quantidade de resíduos sólidos. É uma coisa que energiza a gente ver a meninada pensando tão grande e tão diferente. Foi muito inspirador estar aqui”, disse

A diretora do Colégio e idealizadora do INOVATECH, Graciela Coracini, explica que estimular a criatividade dos alunos é essencial. “Queremos despertar o senso de criatividade, inovação e empreendedorismo, muito ligado à questão social também. Esperamos que nossos alunos se tornem pesquisadores e criem soluções reais para problemas reais. São projetos que causam impacto na sociedade teresinense e que podem ser colocados em prática”, afirmou.

O grupo do estudante Luiz de Monteiro Leite, do 2º ano, fez um projeto sobre a Floresta Petrificada de Teresina. “Nosso projeto quer chamar a atenção dos políticos e da sociedade em geral para a importância daquele espaço que é um ponto turístico da cidade só que muitas pessoas não conhecem e é um ponto histórico. Então estamos aqui contando um pouco do local, distribuindo mudas de plantas, doadas pela Prefeitura, e fazendo esse trabalho de conscientização”, concluiu

Floresta Fóssil

A Guarda Civil Municipal de Teresina vem expandindo suas áreas de atuação com o intuito de garantir mais espaços públicos com segurança na capital. Agora, os guardas municipais também realizam o trabalho de patrulhamento preventivo diário no Parque da Floresta Fóssil, que fica na zona Leste de Teresina.

O objetivo é proporcionar o espaço mais seguro para as pessoas que realizam atividades físicas, de lazer e de pesquisa na região.

A Prefeitura de Teresina também tem feito recuperação e preservação deste importante patrimônio natural. A área utilizada como campo de futebol, na Avenida Raul Lopes, zona Leste da cidade, foi transformada em um bosque, que recebeu o plantio de 70 mudas de árvores de espécies nativas compatíveis com a recomposição da mata ciliar.

Comentários