Prefeito Firmino Filho participa de abertura do I Fórum Piauiense eSoc

Contabilidade Piauí Evento Teresina Firmino


Prefeito Firmino Filho

Prefeito Firmino Filho Foto: Alepi/Caio Bruno

Firmino Filho, prefeito de Teresina, participou na manhã de hoje (21) da abertura do I Fórum Piauiense eSocial. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), acontece durante todo o dia no auditório do Sebrae e reúne profissionais das áreas de contabilidade, recursos humanos, administração, fiscal, previdenciária, tributária, tecnologia e demais interessados no tema.

O Fórum tem como objetivo promover discussões sobre os aspectos polêmicos e as consequências do eSocial para empresas, levando o conhecimento necessário aos profissionais para operacionalização desse sistema. Os principais temas que envolvem o eSocial serão debatidos em profundidade no Fórum, que terá cinco palestrantes de renome nacional, são eles: Tânia Gurgel, José Alberto Maia, Henrique Santana, Daniel Belmiro e Mauro Negruni. As palestras serão acompanhadas por painéis e debates.

Firmino Filho ressaltou a importância do evento. “Essa é uma boa iniciativa do CRC, que é um dos conselhos mais atuantes que temos, sempre promovendo bons debates e trazendo qualificação para os profissionais de contabilidade e, especialmente hoje com esse Fórum, também para profissionais de outras áreas”, afirmou.

O eSocial é um projeto do Governo Federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Serviços e facilidades que possibilitam ao empregador o cumprimento de algumas de suas obrigações trabalhistas e fiscais num canal único, de forma facilitada e intuitiva, serão disponibilizados através do eSocial.

A partir da regulamentação da Emenda Constitucional n° 72/2013 a versão terá caráter obrigatório e outros recursos estarão disponíveis para que o empregador possa cumprir com suas obrigações.

Quando for implantado em sua totalidade, o eSocial será estendido aos demais empregadores, pessoas físicas e jurídicas, trazendo diversas vantagens em relação à sistemática atual, tais como atendimento a diversos órgãos do governo com uma única fonte de informações, para o cumprimento das diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias atualmente existentes; integração dos sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional do eSocial, possibilitando a automação na transmissão das informações dos empregadores e padronização e integração dos cadastros das pessoas físicas e jurídicas no âmbito dos órgãos participantes do projeto.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do Governo Federal: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência – MPS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. O Ministério do Planejamento também participa do projeto, promovendo assessoria aos demais entes na equalização dos diversos interesses de cada órgão e gerenciando a condução do projeto, através de sua Oficina de Projetos.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: