Geral

Prefeito Firmino Filho faz teste do novo sistema de integração

A partir do dia 10 de março, os corredores exclusivos da zona Sul passam a ser utilizados

Domingo - 25/02/2018 às 12:02



Foto: Renato Bezerra Firmino Filho faz teste do novo sistema de integração
Firmino Filho faz teste do novo sistema de integração

Prestes a funcionar também durante a semana, o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, acompanhado da equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e vereadores da capital, testou na manhã de ontem (24) o sistema de integração na zona Sul de Teresina. Atualmente, a integração funciona apenas nos finais de semana, mas a partir do dia 10 de março, acontecerá todos os dias, inclusive com a utilização do corredor exclusivo das avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurguéia, e Henry Wall de Carvalho.

Durante o teste feito por Firmino, o trajeto teve início na parada final do conjunto habitacional Santa Fé. A partir de lá, o prefeito pegou um ônibus às 6h15 em direção ao terminal de integração do Parque Piauí. Ao chegar no destino, às 6h40, o prefeito e sua equipe subiram em um ônibus da linha Barão-Centro até a Praça Saraiva, no Centro da cidade. Sobre a primeira experiência de teste, Firmino comentou que foi um momento de aprendizado e destacou a necessidade de adaptação por parte do poder público, das empresas e da população.

“Toda mudança provoca um desconforto, mas é preciso que haja um entendimento que o sistema de transporte público necessita melhorar e nós temos que nos adaptar. Esse processo de adaptação tem que ser tanto por parte do poder público, que faz a fiscalização, quanto das empresas que têm que trabalhar melhor, assim como a população que tem que colaborar para se adaptar às novas regras para que, assim, a gente construa um sistema melhor para a cidade de Teresina", diz.

O prefeito explica ainda as principais diferenças que aconteceram a partir da implantação do novo sistema. “Antigamente, o usuário tinha uma linha chamada radial, que saia do Centro até o ponto mais distante. Agora, a linha radial está dividida em duas partes: uma linha alimentadora, que sai dos bairros para o terminal. Chegando ao terminal, o ônibus volta para os bairros.  Desse modo, a frequência de veículos será maior nessas regiões. Na segunda parte da viagem, a população tem os ônibus das linhas troncais que fazem o trajeto do terminal de integração até o Centro, utilizando os corredores exclusivos e, tendo assim, mais agilidade”, conta.

Em virtude dos ônibus das linhas troncais terem a capacidade de transporte muito maior que as linhas normais, a Prefeitura de Teresina adquiriu recentemente 30 novos veículos para essas linhas. De Francisco Nogueira, diretor de Transportes Públicos da Strans, os novos ônibus, vindo de São Paulo, devem chegar até o final deste mês. “O novo sistema irá diminuir o tempo de viagem dos passageiros, pois houve uma melhoria na sinalização e nas vias.  Além disso, eles terão mais conforto, pois os ônibus têm ar condicionado”, completa.

Estação Av. Higino Cunha

Ainda durante a manhã, Firmino Filho visitou uma das estações do corredor exclusivo da Avenida Miguel Rosa, que recebe o nome de Avenida Higino Cunha. O local está pronto para ser estilizado, com todos os equipamentos instalados, dentre eles: ar condicionado, portas de vidro e sinalização de segurança. Na ocasião, também foi realizado uma demonstração de embarque e desembarque dos passageiros. Francisco Nogueira, afirma que o tempo de permanência dos  usuários do transporte público nas estações deve ser de, no máximo, 15 minutos.  

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: